Navegando por Autor Goulart, Ilsa do Carmo Vieira

Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ou entre com as primeiras letras:  
Mostrando resultados 1 a 80 de 95  Próximo >
Data do documentoTítuloAutor(es)
Dez-2020A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidosGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Glória, Julianna Silva; Araújo, Mônica Daisy Vieira
Jan-2014Ações, leituras e intencionalidade pedagógica: uma reflexão sobre os gêneros textuais na alfabetizaçãoGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Fev-2020Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: uma face da História nas produções acadêmicas no final do Século XXRocha, Juliano Guerra; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
2023Apresentação do dossiê formação de professores alfabetizadores: políticas, saberes e práticasGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues
Set-2016A atividade de leitura no processo de formação inicial do leitorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Out-2021Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesaCabral, Giovanna Rodrigues; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Sousa, Lenise Teixeira de
2021Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamentoCabral, Giovanna Rodrigues; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Sousa, Lenise Teixeira de
Abr-2018Biblioteca escolar: espaço de interação e integração da ação leitoraGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Reis, Eliane Gonçalves dos; Castro, Fernanda Vilela
2021Biblioteca infantil: espaço de ação, atuação e mediação da leitura para criançasGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Feliciano, Suellen
2020Blogs: innovative possibility for teaching portuguese?Francisco, Edmilson; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Almeida, Patrícia Vasconcelos
2016A compreensão e conceituação de livro num jogo de representaçõesGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
2021Comprensión y percepción de lectura de niños de la educación infantilMadrigal, Mayra Alejandra Contreras; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
8-Jun-2016A configuração do espaço dos livros no interior da sala de aulaGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
2019A criança e o desenvolvimento da linguagem: um olhar para as práticas educativas com a leitura literáriaNascimento, Cláudia Roquini; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jan-2014Da materialidade à representação: um olhar para as capas da série graduada de leitura meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga FleuryGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
2021Das narrativas digitais à produção de narrativas orais: motivações a partir do aplicativo “Inventeca”Castro, Ana Elysa Bastos de; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
5-Jul-2022(Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetizaçãoCabral, Giovanna Rodrigues; Barbosa, Maély Estefania Ruth Monteiro; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Abr-2022Os (des)equilíbrios dos espaços escolares da leitura: um olhar para o PNBEGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Maziero, Maria das Dores Soares; Dalcin, Andrea Rodrigues; Cabral, Giovanna Rodrigues
Jan-2018“Devo muito à Caminho Suave”: lembranças da cartilhaFerreira, Norma Sandra de Almeida; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
2022Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto?Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues; Naves, Ludmila Magalhães
2022Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto?Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues; Naves, Ludmila Magalhães
9-Mai-2022Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto?Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues; Naves, Ludmila Magalhães
2018Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafiosBortolanza, Ana Maria Esteves; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues
-Docência voluntaria: entre ações e percepções formativas para a docência superiorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Silva, Joselma
Jun-2022Dossiê temático: “Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas”Cabral, Giovanna Rodrigues; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Naves, Ludmila Magalhães
19-Ago-2024Educação em movimento: saberes que transformamNaves, Ludmila Magalhães; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues
Mai-2015O ensino da leitura na produção escrita de Luiz Gonzaga Fleury, entre 1922 a 1936Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
2021Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docenteSilva, Joselma; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues
Mai-2014Entre a materialidade do livro e a interatividade do leitor: práticas de leituraGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
3-Mar-2023Entre a materialidade e a literalidade na literatura infantil: descrições de um livro “indestrutível”Naves, Ludmila Magalhães; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jan-2009Entre contos e encantos... um estudo sobre a contribuição dos contos infantis e da criação imaginária para o desenvolvimento da linguagemGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jul-2010Entre o ensinar e o aprender: reflexões sobre as práticas de leitura e a atuação docente no processo de alfabetizaçãoGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Mai-2013Entre o espaço de ensino e a formação docente: práticas de leitura e escritaGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jul-2009Entre o olhar do pesquisador e as ações que envolvem a pesquisa: uma constante interaçãoGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jun-2013Entre os escritos de Queirós: um compartilhar de leituras e desejosGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Ago-2022A escrita acadêmica no percurso de formação do pesquisador-escritor: “que é que eu posso escrever?”Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
2019O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o realGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Dias, Magna Alves; Lelis, Danielle Oliveira
2020O estado da arte da produção acadêmica sobre o letramento digital na formação docenteViegas, Patrícia Peixoto Carneiro; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
2023Formação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras?Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Ramos, Idumea de Souza Fernandes; Cabral, Giovanna Rodrigues
2021Formação de professores alfabetizadores: uma reflexão a partir das percepções do processo formativo no PNAICPinto, Érika Giuliana Rodrigues Pires; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues
30-Mar-2022Formação Inicial na Pedagogia: Práticas Alfabetizadoras no PIBID e no Programa de Residência PedagógicaCabral, Giovanna Rodrigues; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Silva, Joselma
2022Fotografia como arte de ler imagens: um relato de experiênciaNaves, Ludmila Magalhães; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
13-Ago-2018A História do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (1999-2016)Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jan-2013A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visualGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
1-Jul-2022Intervenção literária: a estratégia de reconto na formação de leitoresGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Rodrigues, Keila Montes Pereira
Jan-2018Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemáticaSilva, Ana Maria Ferreira; Santos, Vânia Machado dos; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jan-2020Leitura e docência: a perspectiva do PNAIC na formação do professor-leitorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues
Ago-2022Leitura em ambiente digital: contribuições do aplicativo “Bamboleio” em contexto remotoGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Ferreira, Sarah Cristina Costa
2022Leitura em contextos escolares: uma reflexão sobre a ação mediadora e situações de letramento literárioAssis, Márcio Barbosa de; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Mar-2022Leitura literária e contação de histórias como propostas pedagógicasLara, Laila Resende; Santiago, Luana Cristina Aparecida; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Dez-2020Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anosBotelho, Melina Carvalho; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
13-Dez-2023Leitura, leitura literária e ensino: representações discursivas da década de 1980Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
2019Letramento digital: do uso das tecnologias digitais à formação dos professores de língua portuguesa, o que se discute sobre isso?Francisco, Edmilson; Ferreira, Helena Maria; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Dez-2018Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”Azevedo, Daniela Simone de; Silveira, Aleph Campos da; Lopes, Carla Oliveira; Amaral, Ludmila de Oliveira; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Martins, Ronei Ximenes
Mar-2022Letramento literário e produção de narrativas: um relato de experiência a partir de contos de literatura infantilCosta, Maria Paula Ferreira; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Mai-2018A linguagem da criança representada nas tirinhas de Armandinho, de Alexandre BeckGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Ribeiro, Marciano Renato
Dez-2017A linguagem infantil como processo de interação e interlocução verbalOliveira, Leryanne Crysttine Monteiro de; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
11-Ago-2017Linguagem OralGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
19-Ago-2024Linguagem Oral e Escrita: Caderno DidáticoGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jul-2016Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atosGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Abr-2011O livro nas memórias de leituraGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jan-2012O livro que “abre caminhos”: entre experiências de leitura, representações e afetividadeGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jun-2011Um livro, diferentes modos de lerGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Nov-2013Marcas da ação editorial na série graduada de Língua Portuguesa MeniniceGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Set-2020Marcelo Xavier: a composição literária de narrativas visuaisNaves, Ludmila Magalhães; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Dez-2020A mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais?Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Pereira, Keila Montes
2023Momentos formativos e fazer pedagógico nas palavras de professoras alfabetizadorasAzarias, Lívia de Souza Tanus; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues
2021A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher priceGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Casagrande, Thais Castro
Dez-2020A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digitalCalixto, Helaine Cristina Amaro; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Cabral, Giovanna Rodrigues; Laudares, Ellen Maira Alcântara
2019Narrativas digitais: a palpitante forma de contar históriasLaudares, Ellen Maira de Alcântara; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Ago-2017Narrativas digitais: conceitos e contextos de letramentoPrado, Ana Lúcia; Laudares, Ellen Maira de Alcântara; Viegas, Patrícia Peixoto Carneiro; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jul-2016Nas (in)definições de livro, leitor e leitura: uma multiplicidade de espaços e sentidosGoulart, Ilsa do Carmo Vieira; Lobo, Dalva de Souza
Mai-2017Nas publicações sobre livros de leitura no início do século XX: traços de uma cultura material escolarGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Ago-2022No lapidar das palavras: a entrevista como processo de interação e dialogicidadeAssis, Márcio Barbosa de; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Jul-2012O objeto-livro na relação entre o leitor e a leitura: do guardar ao relembrarGoulart, Ilsa do Carmo Vieira
Ago-2012As palavras e seus “mistérios”Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
28-Jun-2022Photography: the potential of image as illustration tool in children's literature booksNaves, Ludmila Magalhães; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
2021Políticas públicas de leitura: um olhar para o programa “Conta pra mim – guia de literacia familiar”Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Maziero, Maria das Dores Soares; Cabral, Giovanna Rodrigues
2022Políticas públicas: marco legal para as bibliotecas escolaresAssis, Márcio Barbosa de; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
2017A postura pedagógica do professor alfabetizador e as orientações dos documentos oficiais: o que sustenta uma prática?Ramos, Iduméa de Souza Fernandes; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira