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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Cleber Tavares de-
dc.date.accessioned2013-09-10T13:10:19Z-
dc.date.available2013-09-10T13:10:19Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-07-16-
dc.identifier.citationSALES, C. T. de. A comunicação interna em uma universidade pública: perspectivas e possibilidades. 2013. 147 p. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Públicas do Estado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1009-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, área de concentração Gestão de Organizações Públicas do Estado, para obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectInternal communicationpt_BR
dc.titleA comunicação interna em uma universidade pública: perspectivas e possibilidadespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão de Organizações Públicas do Estadopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Elias Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Medeiros, Ângela Maria Ferreira de-
dc.contributor.referee1Brito, Valéria da Glória Pereira-
dc.contributor.referee1Brito, Mozar José de-
dc.description.resumoEste estudo descritivo teve como objetivo propor um plano de ações de melhoria para as práticas comunicacionais internas de uma determinada universidade pública. Especificamente buscou-se analisar a frequência e o grau de satisfação dos usuários quanto aos atuais canais e ferramentas de comunicação interna da universidade; analisar a eficácia dos fluxos comunicacionais internos considerando as perspectivas de seus gestores e o comportamento declarado por seus servidores; identificar as supostas barreiras à comunicação interna; e, então, propor um plano de ações de melhoria para a comunicação interna da universidade. Para isso foi realizada uma revisão da literatura acerca do contexto atual das universidades públicas brasileiras, da comunicação como elemento chave para a coesão nas organizações e a comunicação interna como pressuposto para o alcance de uma visão sistêmica e facilitadora dos objetivos organizacionais. A metodologia de pesquisa empregada baseou-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa, sendo estratégia de pesquisa a triangulação de dados. A coleta de dados envolveu a utilização de dados secundários da universidade publicados em seu sítio eletrônico na internet, a execução de entrevistas semiestruturadas com seis de seus gestores e aplicação de um questionário semiestruturado na forma online, que recebeu 168 respostas de seus servidores docentes e técnicos administrativos. Conforme as manifestações de concordância dos respondentes ao questionário sobre assertivas que destacavam os meios de comunicação interna, as redes e os fluxos de informação no âmbito da universidade, e de acordo com a análise das respostas dos gestores entrevistados, verificou-se que as práticas comunicacionais internas à universidade estudada foram avaliadas positivamente, não havendo assertiva com significativa discordância. Por esse motivo foram propostas ações de melhoria, focadas nos itens com menores graus de concordância dos respondentes e considerando as barreiras comunicacionais relatadas pelos gestores entrevistados e as respostas às questões abertas do questionário. As ações de melhoria focalizaram a sistematização da comunicação interna institucional, a formalização e comunicação dos processos internos, a efetivação da utilização do e-mail institucional, a efetivação do portal da universidade como ferramenta de trabalho e a busca pelo desenvolvimento de uma cultura da comunicação e do compartilhamento na universidade.pt_BR
dc.description.resumoThis descriptive study had as objective an action plan for improving internal communication practices of a particular public university. Specifically it sought to examine the frequency and degree of user satisfaction regarding the current channels and internal communication tools of the university, analyze the effectiveness of internal communication flows considering the prospects of its managers and stated behavior for their servers, identifying the alleged barriers to internal communication, and then propose a plan of actions to improve internal communication for the university. For this, it was conducted a literature review on the current context of the Brazilian public universities, communication as a key element for the cohesion and internal communication in organizations as a prerequisite for the achievement of a systemic and facilitator view of organizational objectives. The research methodology used was based on a qualitative and quantitative approach, being research strategy the data triangulation. Data collection involved the use of secondary data from the university published in its website on the internet, executing semi-structured interviews with six of their managers and application of a semi-structured questionnaire in the form online, which received 168 responses from their servers teachers and administrative technicians. As expressions of agreement from the questionnaire respondents about assertions that highlighted the means of internal communication, networks and information flows within the university, and according to the analysis of the responses from the managers interviewed, it was found that the communication practices internal to the university studied were evaluated positively, without assertive with significant disagreement. Therefore improvement actions were proposed, focusing on items with lower degrees of agreement of the respondents and considering the communication barriers reported by the managers interviewed and the responses to the open questions of the questionnaire. Improvement actions focused on the systematization of internal institutional communication, formalization and communication of internal processes, the effectiveness of the institutional e-mail use, the realization of the university portal as a tool for the development and pursuit of a communication culture and sharing in university.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)

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