Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1016

Título: Análise de stakeholders como estratégia de relacionamento externo: estudo de caso em uma empresa de mineração em Minas Gerais
Autor(es): Antonialli, Luiz Marcelo
Castro, Cleber Carvalho
Ferreira, Marcos Aurélio Marques
Assunto: Responsabilidade social corporativa
Gestão de partes interessadas
Gestão estratégica
Indústria mineradora
Stakeholder management
Corporate social responsibility
Strategy management
Mining industries
Data de publicação: 2013
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Referência: CARVALHO, L. S. de. Análise de stakeholders como estratégia de relacionamento externo: estudo de caso em uma empresa de mineração em Minas Gerais. 2013. 100 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: Estudos ligados à gestão estratégica das organizações têm sido realizados de forma a fornecer subsídios para as empresas e melhorar a gestão empresarial. Nesse sentido, este estudo foi realizado com o objetivo de demonstrar a viabilidade e a utilidade de técnicas de análise de stakeholders para empresas do setor extrativo mineral, em especial indústrias mineradoras. O pressuposto para esta pesquisa é demonstrar técnicas que podem ser utilizadas por gestores, no sentido de formular estratégias para empreendimentos em fase inicial de implantação ou já instalados. Neste caso, focou-se em elaborar estratégias baseadas nas análises de stakeholders de uma indústria do setor mineral em fase de implantação. Estas estratégias visam diminuir as ameaças existentes no cenário em que a empresa irá se inserir e demonstrar parceiros para cooperação no negócio. A pesquisa classifica-se com sendo de natureza qualitativa e descritiva, especificamente um estudo de caso, no qual os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas. Identificaram-se várias partes interessadas relevantes e formataram-se sugestões estratégicas para cada uma delas, baseadas nas análises realizadas. Como resultados, apresentam-se propostas de estratégias de relacionamento e sugestões de gerenciamento dos stakeholders, as quais foram divididas em sete categorias: gestão pública, entidades representativas da sociedade civil, entidades representativas de trabalhadores e de classe, instituições religiosas, instituições de ensino, entidades de saúde e mídia.
Studies related to the strategic management of organizations have been done in order to provide subsidies for companies and improve enterprise management. Accordingly, this study was carried out with the objective of demonstrating the feasibility and usefulness of stakeholder technical analysis for companies in the mining and quarrying sector, especially mining industries. The objective of this research is to demonstrate techniques that can be used by managers to formulate strategies for projects in early stages of deployment or already installed. In this study the focus was on developing strategies based on the analysis of stakeholders in an industry in the mining sector in the implementation phase.These strategies aim to reduce existing threats in the scenario in which the company will be inserted and to show partners for cooperation in business. The research is understood to be qualitative and descriptive, specifically a case study, in which data were collected through documentary research and interviews. Several relevant stakeholders were identified and strategic suggestions were prepared for each, based on previous analysis. As results, proposals of relationship strategies and suggestions for management of stakeholders are presented, which were divided into seven categories: governance, organizations representing civil society, organizations representing workers and class, religious institutions, educational institutions, healthcare and media entities.
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1016
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTACAO_Análise de stakeholders como estratégia de relacionamento externo....pdf1,1 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback