Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10309

Título: Estratégia para competitividade em cooperativas de crédito: o caso da Credivertentes
Autor(es): Santos, Antônio Carlos dos
Alencar, Edgard
Antonialli, Luiz Marcelo
Fraga, Antônio Carlos
Assunto: Cooperativismo
Cooperation
Concorrência
Competitiveness
Data de publicação: 2-Set-2015
Referência: SILVA FILHO, Gil Teixeira da. Estratégia para competitividade em cooperativas de crédito: o caso da Credivertentes. 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2001.
Resumo: O cooperativismo de crédito é um dos segmentos do cooperativismo que mais tem se desenvolvido nos últimos 20 anos. Entretanto, esse movimento tem) passado por problemas estruturais que, em última instância, estão diretamente relacionados ao processo de gestão. Neste estudo, objetivou-se efetuar um diagnóstico em uma cooperativa de crédito rural de Minas Gerais, com o intuito de sugerir estratégias; competitivas para a organização em suas áreas de atuação. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o desenvolvimento histórico do cooperativismo de crédito, a sua inserção no Sistema Financeiro Nacional, passando pela gestão e avaliação de organizações financeiras, chegando ao enfoque do planejamento estratégico, presente em estudos de estratégia empresarial. Como modelo teórico/analítico utilizou-se a abordagem da Economia dos Custos de Transação presente em pesquisas da Nova Economia Institucional. Para efeito de análise econômica, utilizou-se o modelo de Gestão Econômica (GECON) desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Concluiu-se que o Sistema Financeiro Nacional é um dos segmentos econômicos mais regulamentados do país e que o cooperativismo de crédito é extremamente influenciado pelo ambiente institucional no qual está, inserido. A avaliação de desempenho da cooperativa pesquisada mostrou ser um instrumento de significativa importância, principalmente como ferramenta para a tomada de decisões. Por fim, apresentaram-se sugestões para que a cooperativa possa empreender ações que venham a lhe conferir competitividade em suas áreas de atuação.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10309
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO Estratégia para competitividade em cooperativas de crédito: o caso da Credivertentes.pdf9,61 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback