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Título: Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas do setor de supermercado
Autor : Lima, Danielle Pedretti Morais
Primeiro orientador: Sette, Ricardo de Souza
Primeiro coorientador: Santos, Antônio Carlos dos
Primeiro membro da banca: Santos, Antônio Carlos dos
Segundo membro da banca: Rezende, Daniel Carvalho de
Palavras-chave: Supermercados
Supermarkets
Planejamento empresarial
Business planning
Data da publicação: 9-Set-2015
Referência: LIMA, D. P. M. Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas do setor de supermercado. 2005. 191 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a relação entre estratégia e estrutura, fatores determinantes na gestão administrativa das empresas do setor supermercadista, levando-se em consideração dois enfoques: a estratégia baseada nos recursos internos da firma por meio da abordagem denominada Competição Baseada em Recursos (RBV) que explica as causas dos distintos desempenhos das empresas pela utilização de seus recursos tangíveis, intangíveis e suas competências e as diferentes estruturas adotadas pelos supermercados mostrando que os processos variam de acordo com adinâmica de cada organização, sua estrutura ou ramo de atuação. No mercado atual, e onde as mudanças se processam em um ritmo intenso, não é possível admitir que as organizações sejam ineficazes na gestão de seus recursos. Apesquisa realizada foi de caráter qualitativo, visando o levantamento das principais informações sobre o perfil dos supermercados, sua estrutura organizacional e estratégia. O levantamento dos dados foi realizado em Belo Horizonte capital de Minas Gerais. A amostra foi constituída de nove empresas do setor de supermercado de grande, médio e pequeno porte. Os resultados do trabalho de campo serviram para o balizamento das conclusões, na qual se identificou a importância da dimensão estratégica no processo de tomada de decisão e adequação dos seus recursos frente à heterogeneidade de suas estruturas. Pode-se perceber, que as empresas vêm apresentando um novo modo de articular seus recursos com adoção de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos, realização de treinamentos, formação de parcerias e foco na plena satisfação dos clientes, delineando formas diferenciadas de coordenar, controlar, comunicar e repassar as informações, construindo assim sua própria trajetória. E importante salientar que a estrutura torna-se pré-condição para obtenção de vantagens competitivas. Ao final do trabalho, são feitas recomendações para realização de novas pesquisas na área acadêmica e organizacional.
Abstract: The objective of the present work is to evaluate the relation between strategy and structure, both determined on companies management of supermarket business, taking into consideration two approaches: the strategy based on company^s internai resources through an approach called Competition Based on Resources (RBV) which explains the causes ofcompany^s distinctive performances by utilizing their own tangible and non-tangible resources and their competencies; and different structures used by supermarkets showing that the processes vary according to the dynamics ofeach organization, its structure ofperformance. In the current market, where the changes happen in an unequal rhythm, itis not possible to admit inefficient allocation ofresources bybusiness organizations. The research done was ofa qualitative type, aiming the principal data survey about the supermarkets outline, their organizational structure and strategy. The data survey was done in Belo Horizonte, the capital city ofMinas Gerais. The sample was constituted ofnine big, médium and small sized fírms of supermarket business. The results ofthe field work were useful for bounding the conclusions, on which it was identified: the importance of the strategic dimension onthe decision making process; and the resources adequacy towards the structures heterogeneity. It could be realized that the fírms have been presenting a new way of articulating their resources with the use of new technologies, development of new products, training strategies, partnership formation and focuson the full satisfaction ofclients, outlining differentwaysof coordinating, controlling, communicating and revising information, and thus building their own course. It is important to point out that thestructure becomes the precondition in order to obtain competitive advantages. Finally, it is recommended new researcheson the academic and organizational subjects.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10332
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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