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dc.creatorCarvalho, Helton Pinheiro de-
dc.date.accessioned2015-09-10T17:25:47Z-
dc.date.available2015-09-10T17:25:47Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.date.submitted2001-03-08-
dc.identifier.citationCARVALHO, H. P. de. Desempenho de novos produtos: o caso do pão de queijo forno de Minas. 2001. 152 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2001.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10338-
dc.description.abstractThe twenty-one century starts and bring together a period of transformation that have never seen before; technology of information, opening of markets and micro informatic, between others factors, speed up the changes, became the environment largely competitive and demand that enterprises become quick and continuai in the innovation process and improvementofyour products. Fomo de Minas bread cheese is a clear case ofproduct development, that innovate and consolidate in the market. This product, in ten years of existence, reached out a big improvementofmarket share, making it attractive to national and foreign enterprises. This research have as objective, describe Fomo de Minas bread cheese development process, the environment of enterprise, identify the consumer perception about the product, and relate the factors linked to its success. To make that, a qualitative study of case was done, using individual interview with consumers and owners of the organization. Afler analysed, the results were related with reviewed literature, allowing it reachs out the objectives of research. The results have shownthat the condition of demand and the big competition that enterprise have met, since its first days, were aspects that improved its development. Other aspects like sources of supplies and suppliers competitiviness, became a competitive advantage, but afler enterprise growth. The development process had multidiscipliners teams, with strong leadership and flexibility. It must either, emphasize the various aspects linked to productconcept,that are perceived by consumers like the main benefit and gap towards competitors. Further, the big product market share reached out have shown us the success of comercial strategy used by the enterprise. New products developments must emphasize and looking for market oriented concepts, reaching out an comtemporary pattern and continuai improvement. This must be reached out centralizing the efforts around the project, narrow clients relationship, and using correct marketing tools. Finaly, the efficience in process is not enough, the environment where will be installed the factory is a very important aspect and must rank, trying to get attributes that improve the enterprise development and competitiviness in the worldwide market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPão de queijopt_BR
dc.titleDesempenho de novos produtos: o caso do pão de queijo forno de Minaspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Sette, Ricardo de Souza-
dc.contributor.referee1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee2Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.description.resumoO século XXI se inicia e traz consigo um período de transformações sem precedentes. A tecnologia da informação, a abertura de mercado e a microinformática, entre outros fatores, aceleram as mudanças, tomando o ambiente altamente competitivo e exigindo das organizações um ágil e contínuo processo de inovação e melhoria em seus produtos. O pão de queijo Forno de Minas é um claro exemplo de desenvolvimento de novo produto que inovou e propiciou uma consolidação de mercado, tendo, em dez anos de existência, alcançado expressivos índices de crescimento e penetração de mercado, chamando a atenção de diversas empresas nacionais e multinacionais. Este trabalho tem como objetivo detalhar o processo de desenvolvimento do pão de queijo Forno de Minas, caracterizar o ambiente onde se instalou a empresa e identificar a percepção do consumidor em relação ao produto através de um estudo de caso, relacionando os fatores ligados ao seu desempenho. Para isso foi feita uma pesquisa qualitativa, com os dados sendo coletados por meio de entrevista pessoal, com os sócios da empresa e com os consumidores do produto. Após analisados, os resultados foram relacionados com a literatura revisada, permitindo, assim, atingir os objetivos de pesquisa. Os resultados mostram que as condições de demanda e a grande concorrência encontradas pela empresa foram aspectos estimulantes ao seu desenvolvimento, o que ocorreu desde o início de sua produção. Outros aspectos como matéria-prima e competitividade dos fornecedores vieram a se tomar vantagens competitivas, mas a partir do crescimento da empresa. O processo de desenvolvimento em si foi constituído de equipes multidisciplinares, com forte liderança e flexibilidade. Devem-se também destacar os diversos aspectos relacionados ao conceito e qualidade do produto que são percebidos pelo consumidor como sendo seu grande benefício e diferencial frente aos concorrentes. Além de todos estes aspectos citados, tem-se que atentar à forte penetração de mercado alcançada pelo produto, o que demonstra o sucesso da estratégia comercial utilizada pela empresa. Novos projetos de desenvolvimento devem enfatizar e procurar conceitos orientados para o mercado e para os consumidores, buscando um formato atual e uma melhoria rápida e contínua. Isso deve ser alcançado pela concentração de esforços em tomo do projeto, o estreitamento no relacionamento com os clientes e a utilização de ferramentas de marketing coerentes com o tipo de mercado considerado. Finalmente, não basta à empresa a eficiência nos processos, é de fundamental importância considerar o ambiente onde irá se instalar, buscando atributos que estimulem seu desenvolvimento e permitam-lhe ser competitiva, nacional e internacionalmente.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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