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dc.creatorCardoso, Olinda Nogueira Paes-
dc.date.accessioned2015-09-10T18:16:34Z-
dc.date.available2015-09-10T18:16:34Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.date.submitted2005-01-27-
dc.identifier.citationCARDOSO, O. N. P. Gestão do conhecimento usando Data Mining: estudo de caso na UFLA. 2005. 124 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10344-
dc.description.abstractKnowledge is one of the most important resources of an organization, making possible intelligent actions. The process of administration of knowledge embraces every form of generation, storage, distribution and use of the knowledge, making necessary the use of information technologies to facilitate that process, due to the great increase in the volume of data. To process and analyze the information generated by the enormous bases of current data in a correct way is one of the essential requirements for a good decision. An emergent methodology that tries to solve this problem of the analysis of great amounts of data is the Knowledge Discovery in Database (KDD) and Data Mining, a technique that is part of this methodology. The Universities are organizations turned to the knowledge. Considering the problems faced by Universities with the administration of the data, the present work aims to develop, apply and analyze a tool of Data Mining, to extract knowledge regarding the people's scientific production involved with the research at the Federal University of Lavras (UFLA). Thus, a database was created generated from extracted files ofthe Lattes Platform. The theoretical referential is linked to the management of the knowledge, knowledge discovery in databases, Data Mining and the administration of Universities. Some criticai points of the administration politics ofthe scientific research at UFLA are approached, and fínally, a description ofthe Lattes Platform. The methodology used involved the bibliographical research, the documental research, and the method of the case study, once it was just used referring data to the scientific production of UFLA. The limitations found in the analysis of the results indicate that is still necessary to standardize the way to fill out the Lattes curricula, to refine the analyses and, establish indicators. The contribution was to generate a structured database, which is part of a larger process of development of science and technology indicators, with the objective of aiding the elaboration of new politics of scientific and technological management and improvement of the superior education system ofthe country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectExploração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectKnowledge discovery in databasespt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectData basespt_BR
dc.titleGestão do conhecimento usando Data Mining: estudo de caso na UFLApt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Rosa Teresa Moreira-
dc.contributor.referee1Zambalde, André Luiz-
dc.contributor.referee2Campos, Fernanda Cláudia Alves-
dc.description.resumoO conhecimento é um dos mais importantes recursos de uma organização, possibilitando ações inteligentes. O processo de gestão do conhecimento abrange toda a forma de gerar, armazenar, distribuir e utilizar o conhecimento, tornando necessária a utilização de tecnologias de informação para facilitar esse processo, devido ao grande aumento no volume de dados. Processar e analisar as informações geradas pelas enormes bases de dados atuais de forma correta são requisitos essenciais para uma boa tomada de decisão. Uma metodologia emergente que tenta solucionar este problema da análise de grandes quantidades de dados é a Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados e o Data Mining, uma técnica que faz parte desta metodologia. As Instituições de Ensino Superior (IES) são organizações voltadas para o conhecimento. Levando em consideração os problemas enfrentados pelas IES com o gerenciamento dos dados, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver, aplicar e analisar uma ferramenta de Data Mining, para extrair conhecimento referente à produção científica das pessoas envolvidas com a pesquisa na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Para isso, foi criado um banco de dados a partir de arquivos extraídos da Plataforma Lattes. O referencial teórico relaciona-se com gestão do conhecimento, descoberta de conhecimento em bancos de dados, Data Mining e gestão de universidades. São abordados alguns pontos críticos da política de gestão da pesquisa científica na UFLA e, por fim, uma descrição da Plataforma Lattes. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o método do estudo de caso, uma vez que apenas foram utilizados dados referentes à produção científica da UFLA. As limitações encontradas na análise dos resultados indicam que ainda é preciso padronizar o modo do preenchimento dos currículos Lattes para refinar as análises e, com isso, estabelecer indicadores. A contribuição foi gerar um banco de dados estruturado, que faz parte de um processo maior de desenvolvimento de indicadores de ciência e tecnologia, com o objetivo de auxiliar na elaboração de novas políticas de gestão científica e tecnológica e aperfeiçoamento do sistema de ensino superior do país.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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