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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10346

Title: Estratégia mercadológica para produtos emergentes: o caso da banana-passa em Belo Horizonte - MG
???metadata.dc.creator???: Frota, Roberto Comini
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sette, Ricardo de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lara, José Edson
???metadata.dc.contributor.referee2???: Antonialli, Luiz Marcelo
Keywords: Consumo alimentar
Concorrência
Competitiveness (Economics)
Consumidores
Customers
Banana
Marketing
???metadata.dc.date.submitted???: 16-Feb-2001
Issue Date: 10-Sep-2015
???metadata.dc.description.sponsorship???: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Citation: FROTA, R. C. Estratégia mercadológica para produtos emergentes: o caso da banana-passa em Belo Horizonte - MG. 2001. 129 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2001.
???metadata.dc.description.resumo???: Com intuito de identificar a preferência dos consumidores de bananapassa em relação à sua cor, embalagem, forma/tamanho e marca/origem, uma pesquisa foi conduzida no Mercado Central de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil. O objetivo maior do trabalho está em auxiliar os pequenos e médios produtores de banana da região norte de Minas Gerais, cuja grande maioria não sabe o que fazer no período de safra, quando a oferta é bem maior do que a demanda. Utilizou-se o método experimental, acompanhado por uma degustação. Nesta etapa, foram apresentados três tipos de embalagem: saco plástico de polietileno, filme de PVC transparente e uma bandeja de isopor, enrolada por um filme de PVC transparente; duas cores: cor clara (com tratamento) e cor natural (sem tratamento); três tipos de tamanho: inteira, pedaços de 1 a 2 cm e pedaços de 2 a 3 cm, com esclarecimentos sobre a marca/origem do produto. A análise foi feita com auxilio do programa estatístico SPSS. Os resultados obtidos permitiram verificar que o preço, aparência, embalagem e valor nutritivo são as principais variáveis, que discriminaram, no modelo estatístico. Pôde-se verificar, ainda, que um dos maiores problemas está relacionado à divulgação e/ou esclarecimento sobre o produto, tanto para os consumidores como para os produtores.
Abstract: With the intention to identify the preferences of dried banana consumers in relation to its collor, package, form size and label (origin), research was carried aut at the Central Market ofBelo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The main objective ofthe work is to give support to small and médium size producers ofbanana from the north region ofMinas Gerais. The great majority ofproducers do not know what to do in the harvesting season, when the suppy is greater than the demand. The research used the experimental method accompamed by degustation. In phase, they were presented three types of packages: Poletilenium plastic bag, fílm oftransparent PVC, and atray rolled up with a transparent PVC film; two collors: clear (with treatment), and natural (without treatment); three types ofsize: entire, pieces ofone or two centimeters, and pieces oftwo or three centimeters, with explanations about the label/origin ofthe product The analysis was carried aut with the assistance of the SPSS estatistic program. The results allowed to verify that the price, package, aspect, and nutritive worth are the main variables that discriminate in the statistic model.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10346
???metadata.dc.language???: por
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