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dc.creatorVilas Boas, Luiz Henrique de Barros-
dc.date.accessioned2015-09-14T19:46:43Z-
dc.date.available2015-09-14T19:46:43Z-
dc.date.issued2015-09-14-
dc.date.submitted2002-02-28-
dc.identifier.citationVILAS BOAS, L. H. de B. Estratégias de marketing dos agentes da cadeia do agronegócio do café. 2002. 250 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10362-
dc.descriptionDissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária. / Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractThis pieceofwork was aimedatthe marketing strategies forthe increase in coffee consumption in the internai market adopted by the agents ofthe coffee agribusiness chain in the áreas ofthe South and Cerrado of Minas Gerais, evaluating the integration factor in the determination ofsuch strategies and its influence in the competitiveness ofthe sector. The theoretical reference focused on understanding and characterizing the chain, the marketing strategies and the Porter model ofcompetitive forces. As for methodology, qualitative procedures were used, the analysis ofdocuments being pointed out, statistical risings and personal interviews with several representatives ofagents ofthe chain. As for the results, strategies ofsegmentation ofthe product being performed by the several agents ofthe chain in an individualized way were identified. Also noticed were the search for quality improvement and the development of differentiated products, pointing outtheir ^trackability", asthe bases for most of these strategies. Evidently there is a call for a larger integration among these agents forthe strategies to range the whole chain. The institutional supportwas also identified as a marketing strategy which is madeevidentwith the process of Certification ofOrigin and efforts in the dissemination ofthe coffee culture in society which, in a certain way comes as a major integration factor among the several agents ofthe chain. In spite ofthis, a differentiated positioning was verifíed among the agents of production, industry and distribution, with marketing strategies being established in agreement with their interest and specific need on each one ofthese agents, making non-existent, therefore, an integration in the whole chain. Intense rivalry was verifíed in the industry, and the strategies have shown contrary both as forto the quality ofthe product and to the increase in consumption. In that sense, the strategies addressed to the segmentation ofthe product andthe search for differentiated markets, the quality ofthe product being pointed out, can be shown as a form ofincreasing the competitiveness oflhe segment, for they enable the increase ofthe production agents' negotiation power before the industry, and that ofthe latter before the agents ofdistribution. The communication to the final consumer is therefore, an indispensable factor, in this segmentation process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCafépt_BR
dc.subjectCoffeept_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectAgribusinesspt_BR
dc.titleEstratégias de marketing dos agentes da cadeia do agronegócio do cafépt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.referee1Lara, José Edson-
dc.contributor.referee2Sette, Ricardo de Souza-
dc.description.resumoO pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de marketing, para o aumento do consumo no mercado interno, adotadas pelos agentes da cadeia do agronegócio do café nas regiões do Sul de Minas Gerais e do Cerrado Mineiro, avaliando a integração na determinação destas estratégias e sua influência na competitividade do setor. No referencial teórico, focou-se a compreensão e caracterização da cadeia, as estratégias de marketing e o modelo das forças competitivas de Porter. Na metodologia, foram utilizados procedimentos qualitativos ressaltando-se a análise de documentos e levantamentos estatísticos. Foram também realizadas entrevistas pessoais com representantes dos diversos agentes da cadeia do agronegócio do café. Quanto aos resultados, identificaram-se estratégias de segmentação do produto sendo trabalhadas pelos diversos agentes da cadeia de forma individualizada. Foram percebidos também, a busca pela melhoria da qualidade e o desenvolvimento de produtos diferenciados, ressaltando-se a sua rastreabilidade, como bases da maioria destas estratégias. Ficou evidente a necessidade de maior integração entre estes agentes, para que as estratégias tenham abrangência sobre toda a cadeia. Identificou-se também o apoio institucional como estratégia de marketing, com destaque ao processo de certificação de origem e esforços na disseminação da cultura do café na sociedade que, de certa forma, apresenta-se como um fator de grande integração entre os diversos agentes da cadeia. Apesar deste aspecto, verificou-se o posicionamento diferenciado entre os agentes da produção, indústria' e distribuição, com estabelecimento de estratégias de marketing de acordo com o interesse e necessidade específicos de cada um destes agentes, não havendo, portanto, uma integração em toda a cadeia. Verificou-se intensa rivalidade na indústria, sendo que as estratégias se mostram contrárias, tanto à qualidade do produto quanto ao aumento do consumo. Nesse sentido, as estratégias direcionadas à segmentação do produto e à busca por mercados diferenciados, ressaltando-se a qualidade do produto, podem se mostrar como uma forma de aumentar a competitividade do setor, pois possibilitam o aumento do poder de negociação dos agentes da produção perante a indústria e destes perante os agentes da distribuição. A comunicação ao consumidor final é, portanto, ator imprescindível neste processo de segmentação.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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