Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10368

Title: Estratégia competitiva e difusão de tecnologia no setor produtivo cafeeiro do Sul de Minas Gerais
???metadata.dc.creator???: Drummond, Ricardo Luiz Araújo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Zambalde, André Luiz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Zambalde, André Luiz
???metadata.dc.contributor.referee3???: Mendes, Antônio Nazareno de Guimarães
Keywords: Café
Coffee
Competição
Competition
Tecnologia da informação
Information technology
Concorrência
Competition
???metadata.dc.date.submitted???: 30-May-2003
Issue Date: 15-Sep-2015
Citation: DRUMMOND, R. L. A. Estratégia competitiva e difusão de tecnologia no setor produtivo cafeeiro do Sul de Minas Gerais. 2003. 75 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2003.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta uma descrição do setor produtivo da cadeia do café na região Sul do estado de Minas Gerais, Brasil. Foram abordados aspectos ligados a estratégias competitivas, especificamente o uso da tecnologia da informação (TI), práticas de comercialização e tipos de financiamentos, e aspectos ligados à transferência e difusão de tecnologia, analisando o uso e a percepção dos agentes com relação as principais fontes de informação e abordando questões sobre a realização de cursos e treinamentos. Foram entrevistados 243 cafeicultores e 52 técnicos ligados à cafeicultura. Concluiu-se que (a) os cafeicultores estão atentos à necessidade de se manterem atualizados e de estarem abertos às inovações tecnológicas; (b) a heterogeneidade de propriedades cafeeiras e sistemas produtivos adotados pode constituir uma dificuldade na formulação de estratégias de desenvolvimento do setor produtivo do café; (c) o uso da TI dentro das propriedades já é uma realidade; (d) o uso da TI na integração entre os diferentes setores do agronegócio café ainda é limitado, fazendo-se uma ressalva para as tecnologias de telecomunicações; (e) não existe uma padronização entre os sistemas utilizados pelos produtores; (f) a cooperativa é a fonte de informação mais utilizada e com maior credibilidade; (g) ainda é cedo para mensurar os impactos da informatização na cadeia produtiva do café; (h) a ausência de estratégias de comercialização pode constituir um fator limitante à competitividade do setor produtivo; (i) o setor produtivo ainda depende diretamente do financiamento oriundo do primeiro setor; (j) os eventos de transferência e difusão de tecnologia ainda são reservados à elite da cafeicultura.
Abstract: This work presents a description ofthe coffee productive sector in the south region ofMinas Gerais state, Brazil. The aproach ofthe study was focused on the competitive strategy, specifically, the use ofinformation technology (IT), trading practices, and financing types; and transfer and difusion oftechnology, analysing the use and perceptions ofthe agents towards the different sources of information, and aproaching questions about the realization ofcourses. Atotal of 243 coffee producers and 52 professionals connected to coffee producing activities were interviewed. The main conclusions of the present study were (a) the coffee producers are aware of the need to be actualyzed and open to innovations; (b) the heterogenity ofcoffee farms and productivity systems may be a limitation to the formulation of development strategies to the coffee productive sector, (c) the use ofIT inside the properties is already a reality; (d) the use ofIT in the integration ofthe different sectors ofthe coffee agribusiness is still limited; (e) there is no standardization among the softwares used by the producers; (0 the main source ofinformation used by the coffe growers is the cooperatives; (g) itisstill early to measure the impact ofthe use ofcomputers in the coffee's productive chain; (h) the fact that the producers do not have a trading plan may be a limitant factor in the competitiveness ofthe productive sector; (i) the productive sector still depends on the government financing; (j) the events made to transfer technology are limited to the higher classes producers.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10368
???metadata.dc.language???: por
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO Estratégia competitiva e difusão de tecnologia no setor produtivo cafeeiro do Sul de Minas Gerais.pdf4.57 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback