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dc.creatorSilva, Sálvio de Macedo-
dc.date.accessioned2015-09-15T18:18:50Z-
dc.date.available2015-09-15T18:18:50Z-
dc.date.issued2015-09-15-
dc.date.submitted1998-10-26-
dc.identifier.citationSILVA, S. de M. Competitividade do agronegócio do café na Região Sul de Minas Gerais. 1998. 125 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1998.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10369-
dc.description.abstractThis work had as objective the analisys offactors which determine the competitiveness ofcoffee on region south oflain on Minas Gerais. For this study make use ofthe model calling "Diamond" describe for Michael E. Porter (1993), how is being one conjunct of four determinants determining which compete at development of intemational competitiveness of determened industry: condition factors; condiction ofdemand; competitiveness of correlate industries; strategy, structure and rivalry of enterprise. Beyound this determining supposing the influence ofchance and ofgovemment on development ofagribusíness ofcoffee. Towards the realization this work had coUected in productives organizations of sectors of toastings, exportation and cooperative of coffee's farmers. Had consulted data banks of institutions govemaments and emtity of class well as researchers ofcoffee's agribusíness. This fact inferer itselffor available in term of qualitative and quantitative offactors ofproduction on the region, beyond of crescent demand nap product and of crescent levei of exigency by share of customers on which refer itself the quality of product. The search to competitiveness is intense and characheristic and trainning ofhuman resource, is aiming for the more market's acting. Had examinid itselfthe existence between the enterprise on intens rivalry which many times resulte on exclusion of enterpnses less consolidate on market. The main goal of enterprises is the conquest ofintemational market. Factor nap which herselfcommithid in improve the quality the price and the marketing's strategy ofproduct.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAgribusinesspt_BR
dc.subjectEconomia agrícolapt_BR
dc.subjectAgricultural economicspt_BR
dc.titleCompetitividade do agronegócio do café na Região Sul de Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administração Ruralpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee1Lima, Juvêncio Braga de-
dc.contributor.referee2Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.referee3Mendes, Antônio Nazareno Guimarães-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que determinam a competitividade do agribusíness do café na Região Sul do Estado de Minas Gerais. Para este estudo, utilizou-se o modelo denominado "Diamond*, descrito por Michael E. Porter (1993) como sendo um conjunto de quatro determinantes que concorrem para o desenvolvimento da competitividade internacional de determinada indústria: 1) condições de fatores; 2) condições de demanda; 3) competitividade das indústrias correlatas; 4) estratégia, estrutura e rivahdade das empresas. Além destes determinantes considerou-se a influência do acaso e do governo no desenvolvimento do agribusíness do café. Para a realização deste trabalho foram coletados dados em organizações produtivas dos setores de torrefação, exportação e cooperativas de produtores de café. Foram consultados bancos de dados de instituições governamentais e entidades de classe, bem como pesquisadores do agribusíness do café. Os resultados obtidos permitem afirmar que, na região sul de Minas Gerais, os determinantes preconizados por Porter contribuem positivamente para o desenvolvimento da competitividade das organizações do agribusíness do café. Tal fato se infere pela disponibilidade dos fatores de produção na região, além da crescente demanda pelo produto e do crescente nível de exigência por parte dos consumidores no que se refere a qualidade do produto. A busca pela competitividade é intensa e caracterizada pelo desenvolvimento de atividades, como o planejamento estratégico e o treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, visando uma melhor atuação mercadológica. Verificou-se a existência entre as empresas, de uma intensa rivalidade, que, muitas vezes, resulta na exclusão das empresas menos consolidadas no mercado. A principal meta das empresas é a conquista do mercado internacional, ator pelo qual se empenham em melhorar a qualidade, o preço e as estratégias de marketing do produto.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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