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dc.creatorSouki, Gustavo Quiroga-
dc.date.accessioned2015-09-16T17:30:48Z-
dc.date.available2015-09-16T17:30:48Z-
dc.date.issued2015-09-16-
dc.date.submitted2002-12-17-
dc.identifier.citationSOUKI, G. Q. Estratégias de marketing para os agentes da cadeia da carne bovina. 2003. 228 p. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2003.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10377-
dc.descriptionDissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária. / Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractThis thesis was developed with a marketing strategy proposal in mind for the agents involved in the production ofbeef beginning with identifying who the consumers are. the factors that affect their decisions, and their perceptions about the origin and the quality of the beef that they purchase. A descriptive survey was conducted with quantitative variables, with a total of 400 interviews at the point of retail purchase, using structured questionnaires with multiplechoice questions only. It was possible to verify that the variables considered most important by the consumers regarding the point of purchase were, in the following order: appearance of the store, expiration dates ofthe product, quality seal, stamp from S.I.F., certification of origin, honesty and transparency of employees in dealing with clients, kindness, appearance ofemployees, price, and standardization of products. Regarding the beefitself, we verified that the most important variables for the consumers were: hygiene, smell, appearance, additive-free, healthy appearance, freshness, flavor, tenderness, color, and nutritional value. Furthermore, we observed that consumers are not aware of the origin and quality of beef produced in Brazil, as well as from other cattle producing countries such as Argentina, the U.S., and European countries. Gender, age, marital status, household income, educational levei, and time dedicated to work are factors that influence the variables considered as important to consumers in their decision of where to by beef, the variables they consider important at the time of purchase, and the perception consumers have of the origin and quality of the beef. Based on the results of the survey several proposals are made for marketing strategies for the beefproduction chain, and are classifíed in the following way: differentiation of products, differentiation of markets, functional difTerentiation, adaptation, cooperation and coordination, location, imitation, innovation, reaction, pro-protection, price and promotion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectCarne bovinapt_BR
dc.subjectBeefpt_BR
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.subjectMultivariate analysispt_BR
dc.titleEstratégias de marketing para os agentes da cadeia da carne bovinapt_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programTese em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Salazar, German Torres-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee2Veiga, Ricardo Teixeira-
dc.contributor.referee3Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.referee4Sette, Ricardo de Souza-
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de propor estratégias de marketing para os agentes da cadeia produtiva da carne bovina a partir da identificação do perfil dos consumidores, dos fatores que afetam a sua decisão de compra e da percepção que eles têm sobre a origem c a qualidade da carne bovina. Foi realizado um levantamento do tipo survey, de natureza descritiva, com base cm um corte transversal, com variáveis quantitativas, totalizando 400 entrevistas pessoais nos pontos de venda, utilizando-se questionários estruturados apenas com questões fechadas. Verificou-se que as variáveis consideradas mais importantes pelos consumidores na sua decisão pelo local de compra de carne bovina são, nessa ordem, a aparência e higiene do estabelecimento, prazo de validade nos produtos, selo de qualidade, apresentar carimbo do S.I.F., selo de procedência, honestidade e transparência nas transações com os clientes, cordialidade no atendimento, aparência dos funcionários, preços e padronização dos produtos. No que tange aos atributos da carne bovina, verificou-se que a higiene, o odor, a aparência, a ausência de resíduos, ser saudável, ser fresca, ser saborosa, ser macia, a cor e ser nutritiva são as variáveis consideradas mais importantes pelos consumidores na sua decisão de compra. Alem disso, observou-se que os consumidores desconhecem a origem e a qualidade da carne bovina produzida no Brasil e em outros países produtores, como a Argentina, os Estados Unidos e os países europeus. O sexo, a idade, o estado civil, a renda familiar, o nível de escolaridade e o tempo dedicado ao trabalho afetaram as variáveis consideradas importantes pelos consumidores na sua decisão pelo local de compra de carne bovina, os atributos considerados como mais importantes na sua decisão de compra e a percepção que os consumidores tem sobre a origem e a qualidade da carne bovina. A partir dos resultados obtidos, foram propostas diversas estratégias de marketing para a cadeia produtiva da carne bovina, que foram classificadas nas seguintes categorias: diferenciação de produtos, diferenciação de mercados, diferenciação funcional, adaptação, cooperação e coordenação, locacional, imitação, inovação, reação, pró-proteção, preço e promoção.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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