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dc.creatorGonzález Guedes, Javier Zoilo-
dc.date.accessioned2015-09-16T20:11:02Z-
dc.date.available2015-09-16T20:11:02Z-
dc.date.issued2015-09-16-
dc.date.submitted1999-12-17-
dc.identifier.citationGONZÁLEZ GUEDES, J. Z. Comercialização da carne bovina no Paraguai: uma abordagem de margem. 1999. 70 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1999.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10390-
dc.descriptionDissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária. / Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractThe aim of this piece of work was to realize a both structural and behavioral analysis on the beef agroindustrial chain in Paraguay. For such purpose, the efficiency ofthe commercialization in each ofthe existing leveis or market institution in the chain was evaluated, by estimating the margin of commercialization in different leveis of the producers'market - wholesale and retail - and also by estimating the price - transmition elasticity as an additional element to the commercialization margin which helps to identify the influence of one segment over another, in market power, and price determination. By analysing commercialization margins as well as the producers'participation, evidences were obtained that show that the beef agroindustrial chain market features a certain deegree ofinefficiency, the producers'participation amounting to 35.83%, 34.48% for wholesale commercialization margin, 29.69% for retail and 64.17% for total commercialization. Such results demonstrate that a signifícant part of the price paid by the customer is retained by the hands of intermediators, whilst the wholesale segment retains a higher amount, as compared to retail, which grants wholesale segment a certain degree of market power, coinciding with the theory according to which the wholesale segment performs some type ofoligopoly, thus indicating market imperfection. Through the analysis on price-transmition elasticity in the adopted model, one observes that the producers' prices are influenced by the wholesale prices, which suffer influence from the producers' and retailers'prices, the latter being influenced more intensily by the wholesale price variations, and, less intensily, by the producers'price variations. Thus the wholesale segment does have influence to a certain levei on both producers' and retailers' prices, and consequently, on price formation. Retail influences wholesale, but not production. Special attention must be paid to commercialization costs, as well as to the establishment of a vertical union among ali the different market leveis so as to obtain a more efficient coordination which will lead to a higher degree ofmarket efficiency in the bovine meat agroindustrial chain ofParaguay.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProdutos agrícolas - comercializaçãopt_BR
dc.subjectFarm produce - marketingpt_BR
dc.subjectCarne bovinapt_BR
dc.subjectBeefpt_BR
dc.subjectAdministração ruralpt_BR
dc.subjectFarm managementpt_BR
dc.titleComercialização da carne bovina no Paraguai: uma abordagem de margempt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Antônio João dos-
dc.contributor.referee1Reis, Ricardo Pereira-
dc.contributor.referee2Castro Júnior, Luiz Gonzaga de-
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou realizar uma análise estrutural e comportamental da cadeia agroindustrial da carne bovina no Paraguai. Para isto, procurou-se avaliar a eficiência da comercialização em cada nível ou instituição de mercado da cadeia, por meio da estimativa da margem bruta de comercialização nos diferentes níveis de mercado do produtor- atacado e varejoe pela estimativa da elasticidade de transmissão de preços como um elemento adicional da margem de comercialização que auxilia a identificar a influência de um setor sobre outro, na força de mercado e na formação de preço. Analisandos e as margens de comercialização e a participação do produtor foram obtidas evidências de que o mercado da cadeia agroindustrial da carne bovina apresenta-se com um certo grau de ineficiência, como pode ser observado na participação do produtor que foi de 35,83%, na margem de comercialização do atacado de 34,48%, na margem de comercialização do varejo de 29,69% e na margem de comercialização total de 64,17%. Esses resultados demonstram que uma parcela significativa do preço do produto pago pelo consumidor fica retida nas mãos dos intermediários, enquanto o atacado fica com uma maior parcela em relação ao varejo, conferindo-lhe um certo poder de mercado, coincidindo com a teoria de que o setor do atacado atua com alguma forma de oligopólio, o que indica imperfeição de mercado. Analisando-se a elasticidade de transmissão de preços no modelo adotado observou-se que os preços do produtor são influenciados pelos preços do atacado, os quais recebem influência dos preços do produtor e do varejo e esse, por sua vez, é influenciado em maior intensidade pela variação dos preços do atacado e em menor intensidade pela variação dos preços do produtor. Assim, o setor do atacado apresenta uma certa influência sobre os preços do produtor e do varejo e consequentemente, sobre a formação dos preços. O varejo influencia o setor do atacado mas não o da produção. Especial atenção aos custos das funções de comercialização deve ser dada, como também à implementação de aliança vertical entre os diferentes níveis de mercado de forma a obter uma melhor coordenação, levando a uma maior eficiência de mercadona cadeia agroindustrial da carne bovina do Paraguai.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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