Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10392

Título: Agora o Nordeste vai: experiência de desenvolvimento local: o caso do município de Tejuçuoca, Ceará
Autor(es): Silveira, Lucimar Leão
Ribeiro, Áureo Eduardo Magalhães
Souza, Maria de Lourdes Oliveira
Assunto: Desenvolvimento rural
Rural development
Agricultura
Agriculture
Trabalhadores rurais
Agricultural laborers
Crédito rural
Rural credit
Administração rural
Farm management
Data de publicação: 17-Set-2015
Referência: ALVES, M. O. Agora o Nordeste vai: experiência de desenvolvimento local: o caso do município de Tejuçuoca, Ceará. 1999. 135 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1999.
Resumo: Esta pesquisa consiste no estudo do desempenho do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Local executado pelo Banco do Nordeste no município de Tejuçuoca, estado do Ceará. O objetivo é entender como o Programa contribui para o desenvolvimento do meio rural do Nordeste. Para tanto, recorreu-se à pesquisa qualitativa, interpretando a realidade a partir da apreensão do significado por parte dos seus beneficiários. Observou-se, em primeiro lugar, a existência de uma racionalidade específica no grupo estudado, cujo principal fator de produção utilizado é a mão-de-obra familiar. As adversidades sócio-econômicas e ambientais conduzem os camponeses à elaboração de estratégias com o objetivo de garantir a sobrevivência dos membros da família. Observou-se ainda que o Programa ofereceu como principal produto a capacitação direcionada para a gestão e para a racionalização do processo de produção a partir de uma visão empresarial O grupo, por seu turno, apresentou como demanda principal em relação ao Programa, recursos financeiros capazes de viabilizar ou melhorar as suas condições de produção (aquisição de terra, financiamento da produção, de técnicas poupadoras de mão-de-obra e financiamento da comercialização do excedente de produção). Assim, a "aprovação" ou "desaprovação" do Programa se deu na medida em que foi capaz de satisfazer a essa demanda. Dificuldades à parte, o grande mérito do Programa foi a capacidade de promover a valorização do indivíduo enquanto cidadão, ao permitir-lhe experimentar um processo de construção da cidadania durante o processo de capacitação.
Informações adicionais: Dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária. / Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10392
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO Agora o Nordeste vai: experiência de desenvolvimento local: o caso do município de Tejuçuoca, Ceará.pdf8,13 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback