Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10393

Título: Estudo econômico da cafeicultura no Sul de Minas Gerais
Autor(es): Fontes, Renato Elias
Orientador: Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
Membro da banca: Reis, Ricardo Pereira
Membro da banca: Guimarães, Rubens José
Assunto: Café - Minas Gerais
Coffee
Economia agrícola
Agricultural economics
Administração rural
Farm management
Data de Defesa: 8-Mai-2001
Data de publicação: 17-Set-2015
Agência de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Referência: FONTES, R. E. Estudo econômico da cafeicultura no Sul de Minas Gerais. 2001. 94 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2001.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo geral identificar os principais recursos econômicos utilizados no processo produtivo do café, além de elaborar uma proposta de planilha de custo de produção. A pesquisa que se baseia na teoria do custo e da produção procurou estimar os custos de produção do café (Coffea arábica L.) em três estratos de produtividade, com sistema tradicional de manejo e no manejo de café orgânico. Os dados dos cafeicultores que estão no sistema tradicional referem-se à safra 98/99, onde foram estudados quarenta e três cafeicultores tradicionais, e um cafeicultor que utiliza o manejo orgânico, com dados da safra 99/00. A área de estudo inclui diversas cidades do Sul de Minas Gerais. Considerando os indicadores econômicos obtidos na pesquisa, pode-se concluir que as despesas com os recursos variáveis foram as que mais oneraram o custo final do café em todos os dois tipos de manejo. Os itens que mais afetaram os custos de produção foram a formação de lavoura, no caso dos recursos fixos, e os gastos com a mão-de-obra, principalmente a temporária. Concluiu-se, também, que a cafeicultura responde à economia de escala e, no geral, a safra cafeeira tradicional de 1998/1999 e o café orgânico em 1999/2000 apresentaram uma situação de lucro econômico, com tendência de expansão da atividade.
Abstract: The present work had as objective identifing the main economical resources used in the coffee productive process, as well as elaborating a production cost spreadsheet proposal. Basing upon the cost andproduction, theory this research aimed to estimate the coffee (Coffea arábica L.) production costs. For three productivity strata, using traditional management system and organic coffee management. The data from coffee growers adopting the traditional management system were obtained from the 98/99 crop, where as those of the organic management system were from the 99/00 crop. The study área covers several cities in South of Minas Gerais. For both management system, the variable resource expense was the one which most increase the final cost. The invés that most affected the production costs were the plantation formation, and labor expenses. It was also, concluded that the coffee growing has a positive response towards both management system shwoed a picture ofeconomical profit.
Informações adicionais: Dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária. / Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10393
Idioma: por
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO Estudo econômico da cafeicultura no Sul de Minas Gerais.pdf5,6 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback