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dc.creatorArgenta, Christiane Amaral Lunkes-
dc.date.accessioned2015-09-22T18:29:55Z-
dc.date.available2015-09-22T18:29:55Z-
dc.date.issued2015-09-22-
dc.date.submitted2001-01-09-
dc.identifier.citationARGENTA, C. A. L. Tecnologia de informação como mediadora do processo de aprendizagem na educação superior em administração: o caso do PROIN. 2000. 137 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2000.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10408-
dc.descriptionDissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./-
dc.descriptionArquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractThe technology of information reaches the universities stimulating professors and students into adequating their roles in the educational process. Aiming at identifying meanings, limitations as well as potentialities of the use of information technologies in the Administration Course at the Universidade Federal de Lavras (Lavras - Minas Gerais - Brasil), a complementation was intended in this case study at PROIN/CAPES, installed in the Administration and Economy Department at UFLA, to the verticalization found through qualitative approach with the amplifícation of data collected through the quantitative analysis to the whole research universe, besides seeking for the support offigures which would attest for the veracity ofthe newly found facts. Some characteristics of the teaching-learning relation mediated by the information technology have been determined, which may be interpreted as fear or insecurity towards what is "new". Classes have become more attractive, interesting, of better planned, thus allowing for a better development on the students' behalf; the technology of information and Iearning cannot substitute the professor, as it is only a complementation, altough it does require from the professional a critic attitude concerning his/her conceptions about education. The limitations found are related to the lack of didatic preparation on the professors' behalf as well as the lack of technical capacitation both on the professors'and the students' behalves. Moreover, the primitive conceptions of the projecfs planning were not reached. One conclusion reached is that it is necessary to set up criteria under which the professors will conciously select their options concerning the use oftechnology in education in a criticai way, analysing their limits and potentialities based on their conception of education and the contextualized analysis of the environment to which the students, professors and schooling institutions belong. Through the knowledge of such factors allied to the needs imposed by the job market one may glimpse an approximation of both, without implying in a loss of specificity for education nor despising the opportunity offorming a critic, conscious citizen, ready to face the job market.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAdministrationpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleTecnologia de informação como mediadora do processo de aprendizagem na educação superior em administração: o caso do PROINpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administração Ruralpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Mozar José de-
dc.contributor.referee1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Rita Neto Salles-
dc.description.resumoA tecnologia da informação chega às universidades impulsionando docentes e discentes à adequação de seus papéis no processo educacional. Com o objetivo de identificar significados, limitações e potencialidades do uso da tecnologia de informação no Curso de Administração da Universidade Federal de Lavras - (Lavras - Minas Gerais - Brasil), buscou-se complementar neste estudo de caso do Programa de Apoio a Integração entre Cursos de pós-graduação (PROIN) e Graduação em Administração, a verticalização encontrada por meio da abordagem qualitativa com a ampliação dos dados pela análise quantitativa a todo o universo da pesquisa, além de buscar-se respaldo de números para as afirmativas novas encontradas. Algumas características da relação ensino aprendizagem mediada pela tecnologia da informação, podem ser interpretados como medo ou insegurança gerados pelo "novo" para os professores; as aulas tornam-se mais atrativas, interessantes e de melhor planejamento, permitindo maior desenvolvimento dos alunos; a tecnologia de informação e aprendizagem não substitui o professor, sendo apenas um complemento, mas exigindo dele uma postura crítica em função de suas concepções sobre educação. As limitações encontradas relacionam-se à falta de troca sistematizada de informações e experiências entre os professores, de preparo didático pelos professores e de capacitação técnica, tanto de professores quanto de alunos, além de não terem sido alcançadas as concepções iniciais do planejamento do projeto. Conclui-se que é necessário o estabelecimento de critérios para que os professores selecionem conscientemente as suas opções sobre a utilização da tecnologia na educação de forma crítica, analisando seus limites e potencialidades com base em sua concepção de educação e da análise contextualizada do ambiente em que estão inseridos os alunos, professores e as instituições de ensino. Conhecendo-se tais fatores, aliados às necessidades impostas pelo mercado de trabalho, pode-se vislumbrar a aproximação de ambos sem que a educação perca as suas especificidades e sem desprezar a oportunidade de formar um cidadão crítico, consciente e competitivo para o trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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