Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10419

Título: A heurística da razão-R aplicada a problemas de gestão florestal
Autor(es): Rodriguez, Luiz Carlos Esteviz
Reis, Ricardo Pereira
Reis, Ricardo Pereira
Santos, Heleno do Nascimento
Santos, Antônio Carlos dos
Assunto: Florestas - Administração
Forest management
Planejamento florestal
Heurística
Heuristic
Administração rural
Farm management
Inteligência artificial
Artificial intelligence
Programas de computador
Computer programs
Data de publicação: 23-Set-2015
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Referência: NOBRE, S. R. A heurística da razão-R aplicada a problemas de gestão florestal. 1999. 129 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1999.
Resumo: A heurística da Razão-R, proposta para solucionar o problema de planejamento florestal de larga escala envolvendo grande número de variáveis de decisão, foi analisada e confrontada com os princípios da Inteligência Artificial. A heurística, analisada sob todos os aspectos relevantes propostos pela teoria de construção de buscas heurísticas, mostrou-se promissora por vários motivos, mas principalmente pela simplicidade e consistência de sua lógica. A utilização de princípios da Inteligência Artificial induziu também a introdução de algumas modificações. Essas melhorias foram testadas em problemas que já haviam sido solucionados por versões anteriores da heurística permitindo comparações. Verificou-se o efeito das melhorias sobre a eficiência, eficácia e tempo computacional. Constatou-se que a Razão-R melhorou a sua eficácia para todos as dimensões de problemas testados e o tempo computacional diminuiu cerca de 40 vezes. A eficiência, medida com o auxílio de conceitos propostos pela teoria de buscas heurísticas, mostrou que a Razão-R é bastante eficiente mesmo para grandes problemas. Foram testadas estratégias de fuga de ótimos locais e definidos os respectivos intervalos mais eficientes para os parâmetros da heurística. Investigaram-se critérios de interrupção da busca para estratégias menos produtivas evitando iterações desnecessárias. E, finalmente, os resultados foram discutidos à luz da lógica de construção da Razão-R e dos princípios de Inteligência Artificial, que justificam as melhorias e o bom desempenho da heurística.
Informações adicionais: Dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária. / Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10419
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO A heurística da razão-R aplicada a problemas de gestão florestal.pdf10,34 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback