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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10460

Title: Educação e ação de governo: análises do ensino público brasileiro
???metadata.dc.creator???: Giacomin, Rafael Luís
???metadata.dc.creator.Lattes???: http://lattes.cnpq.br/8083005814911466
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brito, Valéria da Glória Pereira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bermejo, Paulo Henrique de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rigatto, Silvia Helena
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pinto, João Batista Moreira
Keywords: Education
Rendimento escolar
Academic achievement
Orçamento
Budget
Recurso público
???metadata.dc.date.submitted???: 3-Aug-2015
Issue Date: 25-Sep-2015
Citation: GIACOMIN, R. L. Educação e ação de governo: análises do ensino público brasileiro. 2015. 108 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo está dividido em dois artigos, cujo eixo central gira em torno da preocupação em melhorar o ensino público no Brasil. O primeiro artigo teve como objetivo identificar a influência de fatores passíveis de intervenção pela gestão pública sobre a proficiência em matemática dos alunos do 5° ano (4ª série) do ensino fundamental nas escolas públicas do Brasil. O segundo artigo teve como objetivo investigar a evolução dos gastos públicos a fim de identificar se os gastos sociais e, em especial, a educação, foram priorizados em algum momento, no período compreendido entre 2000 e 2014. Nesse sentido, procurou-se identificar, por um lado, quais fatores influenciam mais na qualidade da educação, e por outro, qual a medida de esforço que o governo tem realizado nos últimos anos para concretizar uma melhoria na educação. O conjunto dos resultados encontrados pelos dois artigos remete a uma perspectiva positiva em relação à educação no país no que concerne ao esforço da política pública.
Abstract: The present study is divided into two articles of which central axis revolves the concern in improving public teaching in Brazil. The first article aimed at identifying the influence of factors susceptible of intervention from public management over proficiency in mathematics of 5 th year students in Brazilian public schools. The second article aimed at investigating the evolution of public expenses in order to identify if social expenses, especially education, were prioritized at any moment within the period from 2000 to 2014. In this sense, we sought to identify, on the one hand, which factors most influence education quality, and on the other, which effort measure the government has performed in recent years to substantiate an improvement in education. The set of results found by means of both articles refers to a positive perspective regarding education in the country, concerning the efforts of public policy.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10460
Publisher: Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.language???: por
Appears in Collections:DAE - Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)

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