Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKiyota, Norma-
dc.date.accessioned2015-10-09T20:07:27Z-
dc.date.available2015-10-09T20:07:27Z-
dc.date.issued2015-10-08-
dc.date.submitted1999-04-09-
dc.identifier.citationKIYOTA, N. Agricultura familiar e suas estratégias de comercialização: um estudo de caso no município de Capanema - região sudoeste do Paraná. 1999. 149 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10483-
dc.descriptionDissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária. / Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractThis study aims to understand the strategies utilized by femily fermers for their insertion intothe commerciahzation process, which is talking place the moment at which of commodities are not being enoughto keep the profitability of agricultural business, owing to the agricultural pohtics, agroindustry's actions, among others fàctors. Over production causes fermers to have to concurs for consumers and these, despke maintaining the criterion upon the product price evenaccept to paya little more, however a differentiated and high quality product. This research work consist in a cause study was conducted on the fermers of the city of Capanema in Paraná's southwestern region. First, are analyzes the relationships of these fermers withthe purchasers and/or consumers for their products suchas: cooperative, agroindustry, organic product enterprise, localsmallshops, a collective group of the fermers themselves, and directly with consumers though feirs and door to door sales. Posteriori, are analyses the femily fermers strategies since the activity choice, production, plus value, until the consumers relationship. The analyze meeting the femily fermers specifies which determinatethe strategies of insertion into the commercialization process, as femily, reciprocity among others.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectAdministração ruralpt_BR
dc.subjectFarm managementpt_BR
dc.titleAgricultura familiar e suas estratégias de comercialização: um estudo de caso no município de Capanema - região sudoeste do Paranápt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administração Ruralpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Marcos Affonso Ortiz-
dc.contributor.referee1Schmidt, Wilson-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Áureo Eduardo Magalhães-
dc.contributor.referee3Alencar, Edgard-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender as estratégias utilizadas pelos agricultores femiüares para se inserir no processo de comercialização, num momento em que as commodities não estão sendo suficientes para manter a rentabilidade da atividade rural, devido às políticas agrícolas,à ação das grandes agroindústrias, entre outros fatores. Além disso, a sobreprodução de alguns produtos, fez com que os agricultores tenham que concorrer pelos consumidores e estes apesar de manterem o critério do preço como relevante, aceitam pagar um pouco mais por um produto diferenciado e de qualidade. Esta pesquisa consiste num estudo de caso com os agricultores do município de Capanema, região sudoeste do Paraná. Primeiramente, analisaram-se as relações destes agricultores com os compradores e/ou consumidores de seus produtos, como a: cooperativa, agroindústria, empresa de produtos orgânicos, pequenos comércios locais, uma entidade própria dos agricultores, e diretamente com os consumidores, através das feiras e das vendas a domicílio. Posteriormente, são analisadas as estratégias das famílias de agricultores desde a escolha da atividade, produção e agregação de valor até a relação final com o comprador. A análise destaca as especifícidades dos agricultores familiares que determinam as estratégias de inserção no processo de comercialização, como a família, a reciprocidade, entre outras.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado (Dissertação)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.