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metadata.teses.dc.title: A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)
metadata.teses.dc.title.alternative: Education as social right and exercise of citizenship: a study on the Brazilian re-democratization process (1985 to 2015)
metadata.teses.dc.creator: Barreto, Ana Cristina Carvalho Sá
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/7594827129698054
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Vanderlei
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Alves, Lidiane Teixeira Xavier
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
metadata.teses.dc.subject: Educação crítica
Direitos sociais
Conscientização
Formação de professores
Critical education
Social rights
Awareness
Teacher formation
metadata.teses.dc.date.issued: 19-Oct-2015
metadata.teses.dc.identifier.citation: BARRETO, A. C. C. S. A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015). 2015. 121 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
metadata.teses.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como título a educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015), que problematiza a questão da necessidade da conscientização crítica do docente/discente para que reconheçam o seu direito à educação e lute por sua melhor efetivação. A discussão da formação docente terá como um dos referenciais básicos a pedagogia emancipatória de Paulo Freire. Entendemos que a perspectiva dialógica de Freire é um dos pressupostos fundamentais para promover a consciência do educando e torná-lo sujeito. Outro referencial em que buscamos ancorar essa pesquisa é o educador Dermeval Saviani, cuja proposta de educação é teórico-crítica e é uma importante referência para se compreender o sistema educacional brasileiro. A metodologia utilizada será uma abordagem qualitativa utilizando a técnica exploratória e tem como foco fazer uma análise documental de leis sancionadas referentes à educação. Esperamos com esse trabalho poder contribuir para a disseminação de uma educação mais crítica e consciente para o efetivo exercício da cidadania.
metadata.teses.dc.description.abstract: The present work has as title education as social right and exercise of citizenship: a study on the Brazilian re-democratization process (1985 to 2015) and problematizes the issue regarding the need for professor/student critical awareness to recognize their rights to education and fight for their better effectuation. The discussion of teacher formation will reference the emancipatory pedagogy of Paulo Freire. We understand that his dialogic perspective is one of the main postulates to promote awareness of the educator and make him a subject. Another reference we anchor this research on is educator Dermeval Saviani, whose education proposal is theoretical-critical and an important reference to understand the Brazilian educational system. The methodology used will be a qualitative approach using the exploratory technique and focuses on conducting a documental analysis of sanctioned laws regarding education. We hope this work contributes in the dissemination of a more critical and aware education for the effective exercise of citizenship.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10488
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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