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Título: A última estação do trem: percurso da história da educação protestante em Lavras
Título Alternativo: The last train station: road to history of education in protestant Lavras
Autor(es): Lima, Maria Camila
Orientador: Barbosa, Vanderlei
Membro da banca: Ribeiro, Cláudia Maria
Membro da banca: Silva, Margarida Montejano da
Assunto: Educação
Evangelização
Protestantismo
Education
Evangelization
Protestantism
Data de Defesa: 19-Jun-2015
Data de publicação: 19-Out-2015
Referência: LIMA, M. C. A última estação do trem: percurso da história da educação protestante em Lavras. 2015. 81 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: Este estudo situa-se no campo da História das Instituições Educativas e seu objetivo principal é descrever e analisar as matrizes do pensamento educacional protestante ocorrido no início do século XX, caracterizado pelo Instituto Presbiteriano Gammon. A cidade de Lavras recebeu o ideário protestante, incorporando práticas educacionais ao processo de evangelização. O Instituto Gammon participou ativamente de práticas educacionais no século XX, constituindo-se uma referência regional no município. É uma pesquisa que possui como metodologia a análise documental, na qual é feita uma sistematização e análise dos arquivos disponíveis no memorial do referido instituto. É necessário um recorte temporal: recuaraos primeiros anos do Brasil República, 1892, período no qual os missionários presbiterianos se instalaram em Lavras, criando o primeiro campo oficial em Minas Gerais da Igreja Presbiteriana da Missão Sul dos Estados Unidos. A data limite adotada refere-se ao ano de 1938, no qual a Escola Agrícola de Lavras passa a ser nomeada Escola Superior de Agricultura de Lavras (E.S.A.L.). As fontes utilizadas para a realização da pesquisa foram encontradas em documentos (Jornais, Cartas, Atas, relatórios, listagem de escolas e outros) encontrados no Pró-memória no Instituto Presbiteriano Gammon.
Abstract: This study lies in the field of History of Educational Institutions and its main purpose is to describe and analyze the headquartersof the Protestant educational thought occurred in the early twentieth century, characterized by the Presbyterian Institute Gammon. The city of Lavras received the Protestant ideas, incorporating educational practices to the evangelization process. Gammon Institute actively participated in educational practices in the twentieth century, becoming a regional reference in the city. It is a research that has as a methodology document analysis, which is made a systematization and analysis of files available in memorial of that institute. One time frame is required: back to the early years of the Republic Brazil, in 1892,during which the Presbyterian missionaries settled in Lavras, creating the first official course in Minas Gerais Presbyterian Church of South Mission of the United States. The deadline set refers to the year 1938, in which the Agricultural School of Lavras happens to be named Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA DE LAVRAS). The sources used for the research were found in documents (newspapers, letters, Minutes, reports, school listing and others) found in Pro-memory in the Presbyterian Institute Gammon.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10491
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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