Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10512

Title: Saberes docentes sobre educação patrimonial: análise de uma experiência na educação básica
???metadata.dc.creator???: Rossi, Claudia Maria Soares
???metadata.dc.creator.Lattes???: http://lattes.cnpq.br/8922744036260494
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Bruno Andrade Pinto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, Jacqueline Magalhães
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silveira, Luciana Braga
???metadata.dc.contributor.referee3???: Santos, Anderson Alves
Keywords: Formação de professores
Saberes docentes
Educação patrimonial
Grupo de desenvolvimento profissional
Análise de conteúdo
Teacher training
Teacher knowledge
Heritage education
Professional development group
Content analysis
???metadata.dc.date.submitted???: 4-Aug-2015
Issue Date: 21-Oct-2015
Citation: ROSSI, C. M. S. Saberes docentes sobre educação patrimonial: análise de uma experiência na educação básica. 2015. 134 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho analisa uma experiência envolvendo práticas de ensino voltadas à educação patrimonial, desenvolvidas por um grupo de professores de uma escola pública de Arcos/MG, buscando compreender como a educação patrimonial se materializou na prática docente e nos registros documentais a partir de uma formação continuada oferecida por um Programa de Governo/SEE/MG – Grupo de Desenvolvimento Profissional em Educação Patrimonial. A busca por conhecer quais os saberes docentes são mobilizados e utilizados pelos professores em seu trabalho diário e principalmente no desenvolvimento de um projeto, dentro de um programa de formação continuada, contribui para a compreensão de como esses saberes estão vinculados à sua identidade profissional e ao papel que desempenham. A escolha de um determinado projeto desenvolvido na escola foi o ponto de partida para que buscássemos compreender os saberes e ações docentes que compuseram essa experiência envolvendo a educação patrimonial. No percurso metodológico, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto e fichamentos; realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras que participaram do grupo de formação continuada; identificados os materiais e registros documentais produzidos na escola; feita a leitura flutuante, análise de conteúdo do material coletado, classificação e interpretação dos resultados obtidos em categorias de significação. O resultado é um trabalho acadêmico que contribui para a pesquisa, reflexão e formação profissional de professores e de outros profissionais da educação no entendimento de como as concepções sobre educação patrimonial se expressam nas práticas pedagógicas e nos registros documentais dos docentes.
Abstract: This paper analyzes an experience involving teaching practices focused on heritage education developed by a group of teachers from a public school in Arcos, Minas Gerais, Brazil. In this work, we tried to understand how heritage education materialized in teaching practices, as well as in document registers beginning in an extend formation offered by a Government Program /SEE/MG – Professional Development Group in Heritage Education. The search regarding which teacher knowledge is mobilized and used in their work and development projects enabled us to understand how this knowledge is bound to their professional identity and role. The researcher chose a developed project conducted in the studied school given that she worked in the planning and execution of this project, in addition to understanding that Heritage Education promotes identity conscientiousness, and not cultural identity. Heritage Education also develops abilities that instigate world critic reading and participation in the process of the society transformation. For the methodological approach, we conducted a literature review and annotations on the subject; semi-structured interviews with teachers who participated in the continuing education group; identified physical and documentary records produced at the school; conducted a brief reading, content analysis, classification and interpretation of the results obtained, into significance categories. The result is an academic work with the objective of contributing for the search and reflection on teachers professional formation, in addition to the formation of other education professionals, in order to understand how the conceptions on heritage education are expressed on teacher pedagogical practices and documents registries.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10512
Publisher: Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.language???: por
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTACAO_Saberes docentes sobre educação patrimonial análise de uma.pdf941.52 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback