Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10584
Título: Evolução de conceitos de mundo: uma proposta para inserção da teoria da relatividade no ensino médio
Autor : Freire, Joseil Carvalho
Primeiro orientador: Charret, Iraziet da Cunha
Primeiro coorientador: Silva, Antônio dos Anjos Pinheiro da
Primeiro membro da banca: Oliveira, Amanda Castro
Segundo membro da banca: Maciel, Antônio Marcelo Martins
Terceiro membro da banca: Charret, Iraziet da Cunha
Quarto membro da banca: Moreira, Marco Antônio
Palavras-chave: Ensino de física
Relatividade restrita
Relatividade geral
Física moderna
Física contemporânea
Aprendizagem significativa
Physics education
Special relativity
General relativity
Modern Physics
Contemporary Physics
Meaningful learning
Data da publicação: 12-Nov-2015
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: FREIRE, J. C. Evolução de conceitos de mundo: uma proposta para inserção da teoria da relatividade no ensino médio. 2015. 111 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: Esse trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma proposta de inserção de tópicos de Teoria da Relatividade Restrita e Geral no Ensino Mé- dio. Apresenta também os resultados obtidos durante sua aplicação e uma pequena discussão sobre eles. A sequência didática desenvolvida faz uso de ferramentas pedagógicas variadas, com ênfase nos trabalhos em grupo. A aplicação da sequência didática ocorreu durante o período de aula regular, no turno da manhã, em três turmas de Ensino Médio de primeiro, segundo e terceiro ano. Adotou-se como material didático um livro alternativo para o Ensino de Física, que utiliza uma linguagem mais próxima daquela utilizada pelos estudantes. O Guia Mangá de Relatividade, que aborda, entre outros temas, os conceitos de Teoria da Relatividade Restrita e Geral de forma simples e compreensível para os estudantes, tornando o conteúdo mais atrativo. Todo o trabalho está embasado no construtivismo, mais precisamente na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph D. Novak. O produto desenvolvido está apresentado ao final deste trabalho, e consta de um material para o professor contendo todas as atividades realizadas, textos, sugestões de leituras e links, assim como os apontamentos sobre o resultado dessa primeira aplicação.
Abstract: This work presents the development and application of a proposal for inclusion of topics Theory of Special Relativity and General Relativity in high school. It also presents the results obtained during its application and a short discussion on them. The developed didatic sequence makes use of varied teaching tools, with emphasis on group work. The application of the didactic sequence occurred during regular class period, the morning shift, in three high school classes of first, second and third year. It was adopted as didatic material educational an alternative book for Physics Teaching, which uses a language closer to that used by the students. The Manga Guide to Relativity, which addresses, among other things, the concepts of the Theory of Special and General Relativity simply and understandable for students, making it the most attractive content. All work is grounded in constructivism, specifically the Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Joseph D. Novak. The developed product is presented at the end of this work, and consists of a material for the teacher containing all activities, texts, suggested readings and links, as well as notes on the result of this first application.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10584
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.