Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10616

Título: Efeito fotoelétrico: uma abordagem a partir do estudo de circuitos elétricos
Título Alternativo: Photoelectric effect: an approach based on electric circuit studies
Autor(es): Cabral, Júlio César
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7519570341215347
Orientador: Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da
Coorientador: Maciel, Antônio Marcelo Martins
Membro da banca: Maciel, Antônio Marcelo Martins
Membro da banca: Veit, Eliane Ângela
Membro da banca: Charret, Iraziet da Cunha
Membro da banca: Leitão, Ulisses Azevedo
Assunto: Física moderna
Física contemporânea
Efeito fotoelétrico
TIC’s
Sequência didática
Modern Physics
Contemporary Physics
Photoelectric effect
ICTs
Didactic sequence
Data de Defesa: 21-Ago-2015
Data de publicação: 23-Nov-2015
Agência de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: CABRAL, J. C. Efeito fotoelétrico: uma abordagem a partir do estudo de circuitos elétricos. 2015. 130 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: A relevância da Física Moderna e Contemporânea na sociedade atual é um fato indiscutível. Portanto, a escola, na perspectiva de formar cidadãos críticos, inseridos numa sociedade altamente tecnológica, precisa repensar os seus atuais currículos, capacitando professores e indicando horizontes do novo século aos seus alunos. No presente trabalho temos como meta a inserção de conteúdos de física moderna no ensino médio através da produção de um material potencialmente significativo, ancorado na teoria cognitiva da aprendizagem significativa de Ausubel. Para tanto escolhemos abordar o Efeito fotoelétrico, uma vez que o mesmo aparece em várias aplicações tecnológicas, que são da vivência dos alunos. Além disso, sua fenomenologia consiste em um dos marcos do nascimento da Física Moderna, apresentando uma formulação matemática, relativamente simples e compatível com o perfil do estudante do ensino médio. Como forma de introdução do conteúdo um experimento investigativo sobre o assunto é utilizado, no intuito de despertar a curiosidade do estudante. Logo após o experimento, os alunos tomarão ciência do tema através de uma Sequência Didática (Roteiros de Atividades) envolvendo vídeos, resenhas, aulas expositivas, mapas de conceitos e roteiros de experimentos virtuais cuidadosamente elaborados em ordem crescente de dificuldades. A Sequência Didática foi desenvolvida em uma turma de terceiro ano da escola Guadalupe de ensino médio da cidade de Lagoa da Prata – MG. Os resultados são apresentados e discutidos ao longo do trabalho. A Sequência Didática proposta poderá auxiliar o professor na escolha de possíveis estratégias de abordagem do assunto seja através de suas aulas expositivas, ou pelo uso dos roteiros baseados nas Tecnologias de Informação e Comunicação. Esses roteiros foram elaborados no sentido de facilitar, desafiar e promover o entendimento do conteúdo por parte dos alunos.
Abstract: The relevance of Modern and Contemporary Physics in today’s society is an indisputable fact. Therefore, the school with a perspective to form critical citizens, inserted into a highly technological society, need to rethink their current resumes, training teachers and indicating horizons of the new century to their students. In the present work we aim to insert modern physics content in high school by producing a potentially significant material, anchored in the cognitive theory of meaningful learning of Ausubel. For this purpose we choose to approach the Photoelectric Effect, since it appears in several technological applications, which are the living of the students. Furthermore, its phenomenology consists of one of the landmarks of the birth of Modern Physics, presenting a mathematical formulation, relatively simple and compatible with the high school student profile. As a way of introducing the content, an investigative experiment on the subject is used in order to awaken students’ curiosity. Soon after the experiment, students will take science theme through a didactic sequence (activities scripts) involving videos, reviews, lectures, concepts maps and virtual experiments tours carefully elaborated in ascending order of difficulty. The didactic sequence was applied in a class of third year of Guadalupe High School in Lagoa da Prata - MG. The results are shown and discussed throughout the study. The didactic sequence proposal may help the teacher in choosing the possible approach strategies of the subject, either through their lectures, or by the use of scripts based on Information and Communication Technologies. These scripts were developed in order to facilitate, challenge and promote understanding of the content by the students.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10616
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Efeito fotoelétrico uma abordagem a partir do estudo de circuitos elétricos.pdf4,38 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback