Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10721
Título: Estágio em empresa para aplicação de banco de dados em dados espaciais nas representações vetoriais e matriciais
Autor : Franco, Daniel Pinheiro
Primeiro orientador: Vilela, Ricardo Terra Nunes Vilela
Primeiro coorientador: Sidney, Christiane Faleiro
Primeiro membro da banca: Costa, Ramon Gomes
Segundo membro da banca: Couto Junior, Antonio Carlos de Souza
Palavras-chave: Banco de dados geográficos
Sistemas de informação geográfica
LEMAF
PostGIS
Raster
SisBolsaVerde
Data da publicação: 17-Dez-2015
Resumo: A representação de dados espaciais em sistemas de banco de dados tornou-se extremamente importante para a cartografia. Isso se deve à facilidade na atualização de mapas que são constantemente modificados em virtude de rearranjos espaciais ao longo do tempo. Por exemplo, informações ambientais de propriedades e posses rurais são geralmente modificadas por diversos fatores, como as práticas de desmatamento e queimada para o cultivo de plantações ou formação de pastos. Diante desse cenário, muitos projetos relacionados ao manejo e inventário florestal necessitam de banco de dados capazes de armazenar e manipular dados espaciais dinâmicos de forma eficiente. Tais dados podem ser representados na forma matricial (ou raster) ou vetorial. O Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – LEMAF, onde o estágio é realizado, conduz projetos em diversas áreas, como o desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica, os quais utilizam de Banco de Dados Geográficos como componente essencial de sua arquitetura. Neste laboratório, foram realizadas as atividades de pesquisa bibliográfica em Banco de Dados Geográficos para total domínio das ferramentas utilizadas pela empresa, comparação de desempenho entre dados nas estruturas matriciais e vetoriais para cálculos de área de sobreposição realizados no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, análise temporal de imagens de satélite utilizando Banco de Dados e administração e documentação do Banco de Dados SisBolsaVerde.
Abstract: Não
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10721
Idioma: por
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.