Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCC - Departamento de Ciência da Computação >
DCC - Graduação >
DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10759

Título: Avaliação da acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem do centro de educação à distância da ufla
Autor(es): Pereira, Fabrício Horácio Sales
Orientador: Freire, André Pimenta
Membro da banca: Monserrat Neto, José
Membro da banca: Melchiori, Ana Paula Piovesan
Assunto: Tecnologia assistiva
Ambiente virtual de aprendizagem
Acessibilidade na web
Diretrizes de acessibilidade
Assistive technology
Virtual learning environment
Web accessibility
Accessibility guidelines
Data de Defesa: 25-Nov-2014
Data de publicação: 18-Dez-2015
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal fazer uma avalia c~ao da acessibilidade do ambiente virtual de aprendizagem do Centro de Educa c~ao a Dist^ancia (CEAD) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O presente estudo teve como prop osito efetuar uma an alise de crit erios t ecnicos de acessibilidade de p aginas Web e p aginas do Moodle utilizado no CEAD. Foram feitas veri ca c~oes de conformidade do Moodle utilizado no CEAD com as normas internacionais de acessibilidade de p aginas Web, de nidas pelo World Wide Web Consortium (W3C), denominadas Web Content Accessibility Guidelines 2.0 (WCAG). O trabalho apresenta como contribui c~ao um levantamento de problemas e sugest~oes para adequa c~ao e melhoria de acesso das p aginas do CEAD/UFLA em quest~oes que podem afetar pessoas com de ci^encia. Os problemas encontrados demonstram que as p aginas n~ao est~ao em conformidade com as diretrizes internacionais. Diante disso, o trabalho de adequa c~ao e necess ario para que as p aginas Web e p aginas do Moodle do CEAD-UFLA estejam em conformidade com requisitos estipulados pela legisla c~ao brasileira e para que ofere cam melhor acesso as pessoas com de ci^encia.
Abstract: The main purpose of this work was to evaluate the accessibility of the virtual learning environment used by the Distance Learning Centre (CEAD) of the Federal University of Lavras (UFLA). Furthermore, the present study aims at providing an analysis of technical accessibility criteria for accessibility of Web pages and Moodle pages used in CEAD environments. Compliance checks of Web pages at the Moodle instance used in CEAD were made according to international accessibility guidelines, de ned by the World Wide Web Consortium (W3C), called Web Content Accessibility Guidelines 2.0 (WCAG). The work presents as contribution a survey of problems and suggestions for adjustments and improvements of access of CEAD's pages for disabled people. Problems encountered demonstrate that the pages are not in accordance with international guidelines. Therefore, is required complies with requirements set by the Brazilian legislation and offering better access for people with disabilities.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10759
Idioma: por
Aparece nas coleções: DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TCC_Avaliação_da_acessibilidade_dos_ambientes_virtuais_de_aprendizagem_do_centro_de_educação_a_distância_da_ufla.pdf1,18 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback