Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCC - Departamento de Ciência da Computação >
DCC - Graduação >
DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10761

Título: Questionário para avaliação de sistemas de software educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem em gerência de projetos de software
Autor(es): Oliveira, Ana Rosa Aparecida de
Orientador: Costa, Heitor Augustus Xavier
Membro da banca: Zambalde, André Luiz
Membro da banca: Freire, André Pimenta
Assunto: Jogos educacionais
Questionário de avaliação
Gerência de projetos de software
Educational games
Evaluation questionnaire
Software project management
Data de Defesa: 2-Jul-2014
Data de publicação: 18-Dez-2015
Resumo: Atualmente, "evolução" é palavra chave em alguns setores; na tecnologia não é diferente, acompanhando as tendências surgem produtos, aplicativos, jogos, sistemas de softwares e novas formas de uso. As tecnologias foram adicionadas às estruturas tradicionais de ensino para diferenciar a forma de interação do aluno com o conhecimento, pois se sente incentivado pelas novas tecnologias. Cada vez mais, o uso de sistemas de software é constante no processo de ensino-aprendizagem. Esse tipo de sistema é chamado de software educacional. Conceitos de gerência de projetos de software estão presentes em jogos educacionais, os quais acrescentam experiência prática na formação dos diversos profissionais. Além do aspecto de aprendizagem, esses sistemas devem ter aspectos lúdicos para entreter e, ao mesmo tempo, permitir o aprendizado do usuário (aluno). Uma das formas para identificar esses aspectos é por meio de um questionário de avaliação. Neste trabalho, o objetivo foi elaborar e apresentar uma proposta de questionário. A elaboração desse questionário foi baseada na literatura, onde podem ser encontradas características desejáveis a um software educacional.
Abstract: "Evolution" is the key word in some sectors; in technology, it is not different, it is by following trends that emerge products, applications, games, software systems and new forms of use. The technologies were included in traditional educational structures in order to differentiate the way of interaction of the student with knowledge, because he feels encouraged by new technologies. More and more, the use of software systems is constant in the teaching-learning process. This system type is named educational software. Software Project Management concepts are present in educational games, which adds practical experience in the training of professionals. Besides the learning aspect, these systems must have entertaining aspects to entertain and at the same time allow the learning of users (students). One of the ways to identify these aspects is by an assessment questionnaire. In this work, the goal was to prepare a proposal of a questionnaire. The preparation of this questionnaire was be based on literature, where desirable features can be found within educational software.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10761
Idioma: por
Aparece nas coleções: DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
MONOGRAFIA_Questionário_para_avaliação_de_sistemas_de_software_educacionais_no_apoio_do_processo_de_ensino_aprendizagem_em_gerência_de_projetos_de_software.pdf1,48 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback