Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCC - Departamento de Ciência da Computação >
DCC - Graduação >
DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10783

Título: Análise da instabilidade de software baseada nas medidas de acoplamento aferente e eferente
Autor(es): Santos, Danilo Batista dos
Orientador: Resende, Antônio Maria Pereira de
Membro da banca: Costa, Heitor Augustus Xavier
Membro da banca: Freire, André Pimenta
Membro da banca: Lima, Eudes de Castro
Assunto: Instabilidade de software
Software livre
Data de Defesa: 25-Nov-2014
Data de publicação: 12-Jan-2016
Referência: SANTOS, D. B. dos. Análise da instabilidade de software baseada nas medidas de acoplamento aferente e eferente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014. Não paginado.
Resumo: A medida denominada instabilidade de software indica o grau de suscetibilidade de uma entidade quanto às alterações ocorridas em outras entida-des do software. A interpretação desta medida implica que quanto mais alto o valor da instabilidade, mais sujeita a alterações inesperadas de comportamento ela estará, mesmo não tendo sofrido alterações diretas em seu código. Caso haja baixa instabilidade então tem-se indícios de que a entidade analisada é pouco dependente das demais. Caso contrário, tem-se indícios de que uma reestrutura-ção poderia ser necessária, pois a entidade analisada é extremamente sensível as alterações ocorridas nas entidades das quais ela depende. Neste artigo, apresenta-se uma análise da medida de instabilidade envolvendo uma comparação entre os valores de referência propostos pela academia e os praticados no mercado de sof-tware livre. Adotou-se a definição de instabilidade de Martin [2], calculada por meio dos valores de acoplamento aferente e eferente. Observou-se uma escassez de valores de referências nos artigos científicos e que o valor 1, valor máximo possível para a instabilidade, é o mais comum após a medição de 107 softwares livres em 3 versões cada. Concluiu-se que os softwares livres possuem alta ins-tabilidade e que as medidas Ca e Ce tem um impacto direto sobre a instabilidade do software e que quanto maior Ce em detrimento a Ca, maior será a instabilidade da entidade analisada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso apresentado no formato de artigo ao Departamento de Ciência da Computação para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10783
Idioma: por
Aparece nas coleções: DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TCC_Análise da instabilidade de software baseada nas medidas de acoplamento aferente e eferente.pdf955,89 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback