Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10788
Título: Fatores críticos de sucesso na implantação de sistemas erp em uma instituição pública de ensino
Autor : Pádua Filho, João Marcos de
Primeiro orientador: Grützmann, André
Primeiro coorientador: Gonçalves, Bruno da S.
Primeiro membro da banca: Zambalde, André Luiz
Segundo membro da banca: Oliveira, Erasmo Evangelista de
Palavras-chave: Sistemas ERP
Implantação ERP
Fatores críticos de sucesso
Administração pública
ERP systems
ERP implementation
Critical success factors
Public management
Enterprise Resource Planning
Data da publicação: 13-Jan-2016
Referência: PÁDUA FILHO, J. M. de. Fatores críticos de sucesso na implantação de sistemas erp em uma instituição pública de ensino. 2014. 81 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: Sistemas integrados de gestão, também chamados de Enterprise Resource Planning (ERP) são responsáveis por integrar setores e departamentos de uma organização. Sistemas considerados caros e que historicamente apresentam uma grande complexidade em sua implantação. A redução das dificuldades na implantação de um sistema ERP é algo desejado tanto no meio acadêmico quanto no empresarial. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver um questionário baseado em um modelo de Fatores Críticos de Sucesso (FCS) para implantação de sitemas ERP presente na literatura, e fazer sua aplicação a usuários e membros da equipe de implantação em uma instituição pública em ensino. A coleta dos dados foi feita utilizando um questionário em Escala Likert e abordou usuários de diversos setores e departamentos da instituição. Os resultados foram avaliados utilizando recursos gráficos e estatísticos, e indicaram que a maioria dos fatores críticos obteve um resultado de concordância geral dos respondentes, com ressalva a alguns fatores que são cabíveis de melhorias.
Abstract: Integrated management systems, also called Enterprise Resource Planning (ERP) are responsible for integrating sectors and departments of an organization. These are considered expensive systems that historically have a great complexity in its implementation. The reduction of the difficulties of an ERP system implementation is something desired both in academia and in business. Thus, this work has as objective of develop a questionnaire based on a Critical Sucess Factors model from the literature, and also apply it to the users and team members deploying an ERP system in a public education institution. The data collection was done using a Likert Scale questionnaire and approached users from various sectors and departments of the institution. The results were evaluated using graphical and statistical resources, and indicated that the most critical factors obtained a result where the respondents generally agreed, subject to certain factors that may be applicable improvements.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10788
Idioma: por
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.