Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCC - Departamento de Ciência da Computação >
DCC - Graduação >
DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10790

Título: Avaliação de implementações da recomendação xquery full text em SGBD's XML
Autor(es): Candida, Daiane Roberta
Orientador: Ribeiro, Leonardo A.
Coorientador: Pereira, Denilson Alves
Membro da banca: Esmin, Ahmed Ali Abdalla
Membro da banca: Oliveira, Erasmo Evangelista de
Assunto: XQuery full text
SGBD's
XML
Data de Defesa: 4-Jul-2014
Data de publicação: 13-Jan-2016
Referência: CANDIDA, D. R. Avaliação de implementações da recomendação xquery full text em SGBD's XML. 2014. 86 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: Estamos vivenciando o crescimento da linguagem de marcação denominada XML (eXtensible Markup Language) juntamente com o avanço da Web. Uma característica do modelo de XML é a capacidade de representar dados semiestruturados. Dados desta natureza são caracterizados por conterem porções estruturadas, tais como tabelas do modelo relacional, e não estruturados, tais como texto livre. A representação de dados semiestruturados é extremamente importante porque um número cada vez maior de aplicações produzem e utilizam estes tipos de dados. Uma linguagem de consulta sobre dados semiestruturados deve prover meios para especificação tanto de condições estruturais rígidas quanto condições imprecisas ou vagas. No contexto de dados XML com consultas baseadas em palavras-chave atualmente existe um grande número de implementações do XQuery Full Text em SGBD's XML comerciais e de código livre. Entretanto, a literatura ainda carece de uma análise destes produtos. Com foco em sistemas de código livre e gratuitos, este trabalho apresenta uma análise de SGBD's com suporte ao XQuery Full Text no contexto de facilidade de utilização por pessoas sem treinamento especializado, tais como: estudantes, funcionários de empresas ou órgão público. Os SGBD's analisados foram o Basex, MXQuery, IBM DB2 Express e o ORACLE XMLDB Express. Foram utilizados como critério de análise: instalação, criação de índice, funcionalidade, desempenho e suporte técnico.
Abstract: Não
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10790
Idioma: por
Aparece nas coleções: DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
MONOGRAFIA_Avaliação de implementações da recomendação xquery full text em SGBD's XML.pdf889,31 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback