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Título: As leis de Newton em atividades orientadoras de ensino: uma análise das elaborações conceituais de estudantes do ensino médio em um sistema prisional
Autor(es): Silva, Márcio Martins da
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8743800249967362
Orientador: Andrade, José Antônio Araújo
Coorientador: Libardi, Helena
Membro da banca: Charret, Iraziet da Cunha
Membro da banca: Andrade, José Antônio Araújo
Membro da banca: Sousa, Maria do Carmo de
Membro da banca: Martins, Ronei Ximenes
Assunto: Ensino de física
Leis de Newton
Nexos conceituais
Lógico-histórico
Atividade orientadora de ensino
Physics teaching
Newton's laws
Conceptual links
Logical-historical
Guidance teaching activity
Data de Defesa: 14-Dez-2015
Data de publicação: 3-Fev-2016
Agência de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: SILVA, M. M. da. As leis de Newton em atividades orientadoras de ensino: uma análise das elaborações conceituais de estudantes do ensino médio em um sistema prisional. 2016. 142 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as elaborações conceituais produzidas por estudantes de um sistema prisional quando as leis de Newton são desenvolvidas a partir de Atividades Orientadoras de Ensino (produto). A investigação está embasada em uma perspectiva histórico-cultural do conhecimento na qual se buscou compreender o processo lógico-histórica das Leis de Newton para identificar os nexos conceituais que foram explorados na elaboração e desenvolvimento do produto. Esse processo foi orientado pela seguinte questão de investigação: Quais elaborações os estudantes do primeiro ano do ensino médio de um sistema prisional produzem a respeito das Leis de Newton quando essa é desenvolvida a partir da exploração de seus nexos conceituais em Atividades Orientadoras de Ensino? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cuja documentação foi construída a partir dos seguintes instrumentos de coleta de dados: o gravador de áudio, os registros escritos elaborados pelos estudantes através da AOE, diário de campo do professor pesquisador e a filmagem. Análise de dados pautou-se em uma metodologia denominada Análise de Conteúdo, a partir da qual se constatou que as unidades de registro poderiam ser os próprios nexos conceituais identificados para as leis de Newton: movimento; força; e inércia. Verificou-se ainda que os estudantes se colocaram em atividade, discutiram nos grupos, e que, em suas interações, surgiram argumentos semelhantes aos encontrados na processo lógico-histórica do conceito, o que serviu de base para a mediação docente e sistematização do conceito.
Abstract: The objective of this research was to identify and analyze the conceptual elaborations produced by students of a prison system when Newton's laws are built on Guiding Teaching Activities (product). The research is grounded in a historical and cultural perspective of knowledge which aimed to understand the logical historical process of Newton's Laws to identify conceptual links that have been exploited in the design and product development. This process was guided by the following research question: What elaborations students of the first year of high school a prison system produce about the Newton's laws when this is developed from the exploration of its conceptual links in Guiding activities Teaching? It is a qualitative research whose documentation was constructed from the following data collection instruments: Sound Recorder, the written records produced by the students through the AOE, research professor of the field diary and shooting. Data analysis was guided on a methodology called content analysis, from which it was found that the registration units could be the very conceptual connections identified for Newton's laws: movement; force; and inertia. It was also found that students were placed in operation, discussed in groups, and that, in their interactions, there were arguments similar to those found in logical-historical process concept, which formed the basis for the teaching mediation and systematization of the concept.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10820
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)

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