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dc.creatorFerreira, Michael-
dc.date.accessioned2016-04-01T12:33:14Z-
dc.date.available2016-04-01T12:33:14Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.date.submitted2016-02-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, M. Construção de valores em uma escola agroecológica no sul de Minas Gerais: desafios do desenvolvimento sustentável. 2016. 176 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10984-
dc.description.abstractThis work is the result of a case study carried out in the Agroecological School of Esperança Ranch. The contributions given by the presence of agroecological principles of a Political Pedagogical Project in the School were investigated having in mind the devolopment of values by the students. Reflections upon this builing of values were related to the discussion of an axiological concern towards the foundation of an intersubjectively valid ethics in the core of the discussion which revolves around the concept of Sustainable Development. The objectives were, therefore, the identification of the agroecological principles present in the Pedagogical Political Project of the school, the identification of the relationship between these principles and values developed by the students and the association of these values to a characterization of what we call the subject of the transition to a more sustainable society. To this end, interviews were conducted with the school community, as well as observations and documentary analysis of the Pedagogical Political Project. The collected data were the basis for the raising of themes and discussions towards the research objectives. The identified agroecological principles were holism, synergy, diversity, appreciation of local knowledge, horizontal communication, sustainability and ethics. The values perceived in the school and community were the care, respect, harmonious relationship with nature and the other beings, communication, patience, conscious consumption, healthy eating, preservation, cooperation and love. Caring, as axiological category, and the reframing of the verb 'to use' is presented as essential in the proposed debate. The resonances of these values, scored as essentially human and distorted by social-historical evolution, reach the roots of the social and environmental issue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectValuespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleConstrução de valores em uma escola agroecológica no sul de Minas Gerais: desafios do desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Kalsing, Vera Simone Schaefer-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Maria de Lourdes Souza-
dc.contributor.referee1Coelho, France Maria Gontijo-
dc.contributor.referee2Alves, Jacqueline Magalhães-
dc.contributor.referee3Oliveira, Maria de Lourdes Souza-
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto de um estudo de caso, realizado na Escola Agroecológica do Sítio Esperança. Foram investigadas as contribuições da presença de princípios agroecológicos no Projeto Político Pedagógico da Escola na construção de valores pelos(as) estudantes. As reflexões sobre a construção de valores foram relacionadas com a discussão de uma reflexão axiológica no sentido da fundamentação de uma ética intersubjetivamente válida na seara da discussão em torno do conceito de Desenvolvimento Sustentável. Objetivou-se, portanto, identificar os princípios agroecológicos presentes no Projeto Político Pedagógico da Escola, identificar a relação entre esses princípios e os valores desenvolvidos pelos(as) estudantes e associar esses valores a uma caracterização daquilo de chamamos de sujeitos da transição para uma sociedade mais sustentável. Para isso, foram realizadas entrevistas com a comunidade escolar, além de observações e análise documental do Projeto Político Pedagógico. Os dados coletados serviram de base para o levantamento de categorias temá ticas e discussões na direção dos objetivos da pesquisa. Os princípios agroecológicos identificados foram o holismo, sinergia, diversidade, valorização de saberes locais, comunicação horizontal, sustentabilidade e ética. Os valores percebidos na e pela comunidade escolar foram o cuidado, respeito, relacionamento harmônico com a Natureza e os demais seres, comunicação, paciência, consumo consciente, alimentação saudável, preservação, cooperação e amor. O Cuidado, como categoria axiológica, e a resignificação do verbo usar apresentaram-se como essenciais no debate proposto. As ressonâncias desses valores, pontuados como essencialmente humanos e desvirtuados pela evolução histórico-social, alcançam as raízes da questão socioambiental.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Sustentável e Extensão - Mestrado Profissional (Dissertação)



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