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Título: Reflexões críticas sobre processos de aprendizagem de universitários
Autor(es): Soares, Clarice Moreira Braga
Orientador: Romero, Tânia Regina de Souza
Membro da banca: Andrade Júnior, José Antonio
Almeida, Patrícia Vasconcelos
Área de concentração: Linguística Aplicada
Assunto: Universitários
Ensino-aprendizagem
Pesquisa
Research
Teaching-Learning
University students
Data de Defesa: 19-Set-2013
Data de publicação: 19-Set-2013
Referência: SOARES, C.M. B. Reflexões críticas sobre processos de aprendizagem de universitários. 2013. 221 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: RESUMO Frequentemente, constata-se grande preocupação por parte das universidades em geral, com a dificuldade de aprendizagem em qualquer área do Ensino Superior. Destaca-se o fato de que alguns estudantes aprendem com certa facilidade algumas disciplinas e, ao mesmo tempo, apresentam alto grau de dificuldade em relação à aprendizagem de outras. Presume-se que vários aspectos podem influenciar na aprendizagem, como experiências acadêmicas, imaturidade para ingresso na universidade, dificuldade de comunicação, entre outras. O objetivo do presente estudo é investigar alguns processos de aprendizagem de estudantes de uma universidade pública de Minas Gerais, visando à compreensão de tais processos e uma reflexão sobre possíveis ações pedagógicas para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, com base na literatura da área de educação. Para desenvolver tal pesquisa, foi escolhida a abordagem qualitativa, uma vez que o significado que as pessoas dão às coisas e à vida é nosso foco de atenção especial. Também foi escolhida a abordagem de estudo de caso, pela sua contribuição para as pesquisas qualitativas e por enfatizar a interpretação em contexto, buscando retratar a realidade. A coleta de dados foi efetuada com estudantes da universidade foco e se desenvolveram por meio de entrevistas semi-estruturadas, com vinte estudantes de cursos diversos objetivando compreender quais são as ações dos estudantes para aprender e quais as possíveis ações pedagógicas para o desenvolvimento acadêmico. Os resultados desta pesquisa indicaram que as estratégias de aprendizagem, EA, utilizadas pelos estudantes foram as EA Diretas de Compensação e de Cognição e as EA Indiretas de Socialização e que as EA não utilizadas são as EA Indiretas de Metacognição. Estes resultados, bem como a discussão que se fez com base na literatura da área, poderão dar subsídios a professores de ensino superior para que se possa aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem em nível universitário.
ABSTRACT Universities in general have often shown great concern in regard to learning difficulty in High Education. The fact that a few students learn certain courses with ease and, at the same time, present a high degree of difficulty in regard to others is highlighted. It is assumed that various aspects may influence learning, such as academic experience, immaturity when entering a university, communication difficulties, among others. The objective of this study is to investigate a few of the learning process of students from a public university in Minas Gerais, Brazil, seeking the understanding of these process and a reflection on possible pedagogical actions to take in order to improve the teaching-learning process, based on the literature in the education field. To develop such research, a qualitative approach was chosen, since the meaning people give to things and life is the focus of our attention. We also chose a case study approach, for its contribution to qualitative research and for emphasizing contextual interpretation. The data collection was done with students of a focus university and developed through semi-structured interviews with twenty students from various majors, aiming at understand which actions they took in order to learn, and which are the possible pedagogical actions for their academic development. The results indicated that the learning strategies (LS) used by the students were the Direct Compensation SL and Cognition Strategies as well as Indirect Socialization Strategies, and that the strategies not used are the Indirect Recognition Strategies. These results, along with the literature based discussion, may subsidize high education teachers in order for them to optimize the teaching-learning process at a university level.
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1099
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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