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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1102

Title: Efeitos marginais de rodovias em mamíferos de médio e grande porte
???metadata.dc.creator???: Maia, Ana Carolina Resende
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bager, Alex
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cunha, Rogerio Grassetto Teixeira da
Passamani, Marcelo
???metadata.dc.description.concentration???: Ecologia e Conservação de Recursos em Paisagens Fragmentadas e Agrossistemas
Keywords: Mastofauna
Distribuição espacial
Impacto humano
Matriz
Paisagem
Mammals
Spatial distribution
Human impact
Matrix
Landscape
???metadata.dc.date.submitted???: 27-Mar-2013
Issue Date: 19-Sep-2013
???metadata.dc.description.sponsorship???: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Citation: MAIA, A. C. R. Efeitos marginais de rodovias em mamíferos de médio e grande porte. 2013. 56 p. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: As rodovias afetam diretamente diversos aspectos da fauna selvagem, causando modificações em nível de indivíduos, populações e comunidades. Dentre estas alterações, muitos pesquisadores buscam entender os efeitos destes empreendimentos sobre a distribuição da fauna nos habitats de entorno. Tratando especificamente da influência sobre a mastofauna de médio e grande porte, ainda não foram encontrados padrões de resposta aos efeitos marginais de rodovias. A partir disso, neste trabalho avaliamos a influência de rodovias sobre a distribuição de mamíferos de médio e grande porte nos habitats de entorno em fragmentos florestais do sul do Estado de Minas Gerais. Também objetivamos identificar os fatores mais importantes para determinação da ocupação da comunidade nestes habitats. Para isto, selecionamos 20 fragmentos florestais nos quais delimitamos um transecto de 300 metros perpendicular à rodovia em cada fragmento. Para realizar as amostragens instalamos 12 armadilhas fotográficas em cada transecto. Utilizamos o método não-paramétrico Kruskal-Wallis para avaliar a distribuição da comunidade em relação à rodovia e à borda dos fragmentos. Por meio da análise de ocupação, identificamos as características ambientais (incluindo distância da rodovia e da borda) que mais afetaram a distribuição da comunidade no ambiente. A ocupação da comunidade foi significativamente maior nas faixas intermediárias (50 a 200m) que nas faixas mais distantes da rodovia (além 200m). A distância da borda dos fragmentos, tipo de matriz de paisagem de entorno e distância da rodovia representam os fatores que mais afetaram a distribuição da comunidade no ambiente. A ocupação foi determinada pela influência mútua destes fatores demonstrando que a rodovia não representa o principal determinante para uso e seleção de habitat para as espécies. Nossos resultados sugerem que fatores, direta ou indiretamente, relacionados a atividades humanas são os principais responsáveis por determinar a ocupação da mastofauna de médio e grande porte. A identificação dos fatores que moldam a distribuição das populações e comunidades representa uma etapa fundamental para o conhecimento das relações entre a fauna selvagem e os efeitos marginais de rodovias.
Roads directly affect several aspects of wildlife causing modifications in level of individuals, populations and communities. Because these changes, many researchers want to understand the road effects on the fauna distribution in adjacent habitats. Dealing specifically with road influence in mammals of medium and large size, we have not been found patterns of response. We evaluated the influence of roads in distribution of mammals of medium and large size in adjacent habitats in forest fragments from southern of Minas Gerais, Brazil. We identify the factors most important for determination of community occupation in these habitats. For this we selected 20 forest fragments and delimited a transect of 300 meters perpendicular to the highway in each fragment. To the samplings we installed 12 photographic traps in each transect. We use the non-parametric Kruskal-Wallis test to assess the community distribution in relation to the road and the fragments edge. Through occupancy analysis we identified the environmental characteristics (including road and edge distance) that more important to the community distribution in the environment. The occupation was significantly higher in the intermediate distance (50 to 200m) that in the habitats more distant the road (besides 200m). The distance fragments edge, landscape matrix and road distance were the factors that more affected the community distribution in marginal habitats. The occupation was determined by these factors demonstrating that the road is not the main determinant for the use and habitat selection by species. Our results suggest that factors, directly or indirectly, related to human activities are primarily responsible by determine the occupancy of medium and large mammals. The identification of factors that shape the community distribution is a important step for the understanding of the relationships between wildlife and the road effects.
Description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, área de concentração em Ecologia e Conservação de Recursos em Paisagens Fragmentadas e Agrossistemas, para a obtenção do título de Mestre.ARTIGO:Efeitos marginais de rodovias sobre a ocupação de mamíferos de médio e grande porte.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1102
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DBI - Ecologia Aplicada - Mestrado (Dissertações)

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