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dc.creatorPinto, Emeline de Abreu Pereira-
dc.date.accessioned2016-04-15T20:03:06Z-
dc.date.available2016-04-15T20:03:06Z-
dc.date.issued2016-04-15-
dc.date.submitted2016-02-22-
dc.identifier.citationPINTO, E. de A. P. E-mail marketing para participação social: aplicações e análises no Setor Público. 2016. 98 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11043-
dc.description.abstractE-mail Marketing is a topic that is becoming popular on scientific literature by researchers that study marketing and it is becoming more and more relevant, especially because we live in the Digital Era. However, we lack studies and empiric research on this strategy on the public sector. Therefore, it is necessary to investigate the e-mail marketing contribution to public administration, being also important to understand if the citizens are hit by advertising campaigns sent via e-mail and how that happens. This work has been developed based on these study gaps. On the first article we made a literature review in which we tried to identify the potential on the use of e-mail marketing campaigns on the public sector. This article concludes that the public sector has been investing more and more on digital media to communicate with the people. However, comparing previous studies about e-mail marketing and relating them to the public sector, we believe that the e-mail marketing campaigns are efficient to that sector. In the second article, we carried out an action-research comparing two cases and providing the practice of the investigated concepts, in order to evaluate the use of e-mail marketing to promote social participation in the public sector. As a result, we have found that e-mail marketing is a powerful tool that has positively affected the citizens into participating on public consultations that aim to promote innovation on the public sector. With the investigations made on both articles, we can conclude that e-mail marketing campaigns are efficient on the public sector, once that this is a sector looking for more efficient relationship channels with the citizens to increase their participation on the government, specially through the Internet.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectE-mail marketingpt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectMarketing no setor públicopt_BR
dc.subjectGoverno eletrônicopt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectE-mail marketingpt_BR
dc.subjectPublic sectorpt_BR
dc.subjectMarketing on the public sectorpt_BR
dc.subjectElectronic governmentpt_BR
dc.subjectSocial participationpt_BR
dc.titleE-mail marketing para participação social: aplicações e análises no Setor Públicopt_BR
dc.title.alternativeE-mail marketing for social participation: applications and analysis in the public sectorpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bermejo, Paulo Henrique de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Zambalde, André Luiz-
dc.contributor.referee1Zambalde, André Luiz-
dc.contributor.referee2Balancieri, Renato-
dc.contributor.referee3Brito, Valéria da Glória Pereira-
dc.contributor.referee4Grützmann, André-
dc.description.resumoO E-mail Marketing é um tema que vem ganhando espaço na literatura por parte dos estudiosos em marketing, e está se tornando cada vez mais relevante, principalmente, por esta ser a era digital. No entanto, são escassos estudos que investigaram o uso desta técnica no setor público, sendo necessário principalmente abordagens empíricas envolvendo a temática. Dessa forma, torna-se necessário investigar a contribuição do e-mail marketing para a administração pública, sendo também pertinente compreender se os cidadãos são impactados por campanhas enviadas através do e-mail, e de que forma isto ocorre. Com base nessas lacunas de estudos, é que foi desenvolvido este trabalho. No primeiro artigo, foi realizada uma revisão bibliográfica com o objetivo de identificar a possibilidade de utilização de campanhas de e-mail marketing no setor público. Conclui-se neste artigo, que o setor público vem investindo cada vez mais nos meios digita is para se comunicar com os cidadãos, no entanto, ao observar estudos prévios sobre e-mail marketing e relacioná-los ao setor público, acredita-se que campanhas de e-mail marketing sejam eficazes para este setor. No segundo artigo, realizou-se uma pesquisa-ação desenvolvendo e comparando dois casos proporcionando a prática dos conceitos investigados e com isso avaliar o uso do e-mail marketing para estimular a participação social no setor público. Como resultado, apresenta-se que o e-mail marketing é uma ferramenta de marketing que impactou positivamente no estímulo dos cidadãos em participarem de consultas públicas que visam promover a inovação no setor público. Através das investigações realizadas nos dois artigos, com esse estudo, pôde-se concluir que campanhas de e-mail marketing são eficazes para serem utilizadas no setor público, visto que este é um setor que está cada vez mais em busca de eficientes canais de relacionamento com os cidadãos, para aumentar a sua participação em decisões dos governos, principalmente, por meio da Internet.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4973733E5pt_BR
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