Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11103
Título: Processos de intervenção de programas de financiamento dirigidos a agricultores familiares: um estudo no Norte de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Intervention processes of loan programs directed to family producers: a study in the North of Minas Gerais
Autor : Zelaya de Chévez, Maura Ligia
Primeiro orientador: Amâncio, Robson
Primeiro membro da banca: Moura Filho, Jovino Amâncio de
Segundo membro da banca: Gomes, Marcos Affonso Ortiz
Palavras-chave: Crédito rural
Rural Credit
Agricultura familiar
Agricultura - Aspectos sociais
Agriculture - Social aspects
Projetos de desenvolvimento rural
Rural development projects
População rural - Norte de Minas Gerais
Rural population - North of Minas Gerais
Data da publicação: 22-Abr-2016
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Referência: ZELAYA DE CHEVEZ, M. L. Processos de intervenção de programas de financiamento dirigidos a agricultores familiares: um estudo no Norte de Minas Gerais. 1998. 196 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1998.
Resumo: Este trabalho pretendeu analisar o funcionamento e implementação de quatro programas de financiamento dirigidos a agricultores familiares do norte de Minas Gerais, em relação aos seus objetivos, às estratégias de intervenção adotadas e aos resultados obtidos.Mais especificamente, procurou-se caracterizar as formas de intervenção adotadas pelos programas nas comunidades selecionadas, identificando as principais mudanças e as dificuldades enfrentadas pelos beneficiários, como resultado da utilização dos recursos financeiros outorgados. Para a realização do estudo,foi usado um dos tipos característicos de pesquisa qualitativa: o Estudo de Caso do tipo multicaso. A técnica de triangulação foi aplicada nas fases de coleta e análise dos dados e o levantamento das informações feito em três municípios do norte de Minas,durante os meses de janeiro e abril de 1997. Foram realizadas entrevistas com agricultores, associações e coordenadores regionais dos diferentes programas, além de observações de campo e levantamento de material documental e bibliográfico. Os resultados sugerem que, mesmo que se trate de programas de financiamento com motivações, interesses e objetivos de intervenção bastante diferentes e até contraditórios, a entrega de recursos creditícios tem contribuído para suprir de alguma maneira a faita de recursos para o funcionamento das unidades produtivas. Porém, é indispensável a participação efetiva dos beneficiários e suas entidades representativas em todas as etapas do processo de financiamento, a fim de garantir uma correta informação e a preparação necessária para otimizar a utilização dos recursos outorgados. Da mesma maneira, a análise das metodologias e formas de trabalho adotadas pelos programas revelou a necessidade destes desenvolverem processos graduais de intervenção nas comunidades em que atuam, promovendo a criação ou consolidação de formas organizativas que surjam dos interesses e necessidades dos produtores, e onde o crédito seja utilizado como um componente dentro de uma estratégia integral de desenvolvimento e não como uma "panacéia" através da qual se pretende resolver os problemas produtivos, de marginalização e pobreza dos produtores familiares. A falta de preparação dos beneficiários e de assessoria técnica na definição e execução dos projetos financiados, por parte das agências do governo, comprometem o desempenho econômico dos estabelecimentos, levando os produtores a investimentos que nem sempre são analisados e estudados com a profundidade necessária, deixando-os isolados e com toda a responsabilidade pelos resultados da sua execução. Desta maneira, a implementação de programas de capacitação e de acompanhamento técnico contínuo e oportuno mostra-se de fundamental importância para garantir um apoio efetivo ao desenvolvimento das unidades produtivas comprometidas com a realização dos investimentos. Finalmente, pôde ser inferido que não é a quantidade de recursos creditícios Outorgados que garante o sucesso na execução dos projetos, mas a qualidade dos Processos utilizados no repasse destes recursos e a própria concepção do papel do crédito como um instrumento pedagógico, como uma ferramenta para propiciar o desenvolvimento dos setores rurais menos favorecidos e não como um fim em si mesmo.
Abstract: This study intended to analyze the operation and implementation of four loan programs directed to family producers in the north of Minas Gerais, in relation to their objectives, the intervention strategies adopted and the results obtained. More specifically, it tried to characterize the forms of intervention adopted by the programs in the communities selected, identifying the main changes and the difficulties feced by the beneficiaries as a result of the utilization of the financial resources granted. To carry out this study, one characteristic type of qualitative research was used: the Case Study, of the multicase type. The triangulation technique was applied in the collection and data analysis phases; the assessment of information was done in three municipalities in the north of Minas, during January and April of 1997. Interviews were done with producers, associations and Regional Coordinators of the different programs. Field observations and assessment of documental and bibliographical material were also done. The results suggest that, even being loan programs with very different and even contradictory motivations, interests and objectives of intervention, the delivery of credit resources has contributed to supplying, somehow, the lack of resources for the operation of the productive units. However, the effective participation of the beneficiaries and their representative entities is indispensable in all phases of the loan process so correct information and necessary preparation to optimize the use of the resources granted is guaranteed. The same way, the analysis of the methodologies adopted by the programs revealed the necessity for these programs to develop gradual intervention processes in the communities where they act upon, promoting the creation or consolidation of organizational forms that rise from the interests and necessities of the producers and in which the credit be utilized as a component within an integral development strategy and not like a 'panacea' through which production, marginalization and poverty problems suffered by the family producers are to be solved. The lack of preparation by the beneficiaries and technical assistance in defining the execution of the financed projects by the governmental agencies compromise the economical performance of the establisments, bringing the producers to investments that are not always analyzed or studied as deeply as necessary, leaving them isolated with the responsibility for the results of the execution of the investments. Therefore, the implementation of capacitation and continuous and opportune technical follow up programs proved to be of fundamental importance to guarantee an effective support of the development of the productive units commited to the realization of the investments. Finally, one can infer that the quantity of credit resources granted is not what guarantees the success in the execution of the process, but also the quality of the processes used in distributing these resources and the conception of the role of the credit itself as a pedagogic instrument, as a tool to propiciate the development of the rural sectors less favored and not as an end in itself.
metadata.teses.dc.description: Dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11103
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.