Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11159
Título: Jardim Campestre II e III: um estudo sobre a percepção ambiental de seus moradores e os impactos causados pela mineração urbana
Título(s) alternativo(s): Garden Campestre II and III: a case study on the environmental awareness of its residents and the impacts caused by urban mining
Autor : Meireles, Thiago Magalhães
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1358932432730884
Primeiro orientador: Romaniello, Marcelo Marcio
Primeiro coorientador: Silveira, Luciana Braga
Primeiro membro da banca: Chiodi, Rafael Eduardo
Segundo membro da banca: Coimbra, Luís Antônio Borges
Terceiro membro da banca: Assis, Thiago Rodrigo de Paula
Palavras-chave: Mineração urbana
Conflito social
Meio ambiente
Poluição - Aspectos ambientais
Urban mining
Social conflict
Pollution - Environmental aspects
Data da publicação: 17-Mai-2016
Referência: MEIRELES, T. M. Jardim Campestre II e III: um estudo sobre a percepção ambiental de seus moradores e os impactos causados pela mineração urbana. 2016. 107 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: O presente trabalho estuda o caso de um conflito socioambiental ocorrido no município de Lavras, MG, entre os moradores do bairro Jardim Campestre III e uma empresa mineradora. Diferentemente do que ocorre com a maioria dos conflitos socioambientais, em que um agente externo se aloca em um determinado local, no caso estudado, foi o estabelecimento de um loteamento habitacional em um local de uso consolidado de uma mineradora, o fator determinante para o conflito. O estudo propôs identificar os atores envolvidos no conflito, bem como resgatar os elementos que possibilitaram o surgimento do mesmo. Além disso, objetivou captar a percepção ambiental dos moradores quanto a questões de caráter polissêmico como poluição e meio ambiente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com os moradores envolvidos no conflito. Por fim, foi possível entender o conflito de uma maneira contextualizada e inserida dentro de um processo de naturalização, renaturalização e desnaturalização da poluição experimentada pelos moradores.
Abstract: The present work is a case study with the object of researching the social and environmental conflicts generated between the Jardim Campestre III neighborhood a nearby mining company in Lavras, Minas Gerais, Brazil. Contrary to what occurs with most social environmental conflicts, in which a foreign agent arrives on a particular location, in this case study, a settlement was established on a location already consolidated as a mining area. The study also proposed to identify the actors involved in this conflict, as well as rescue the elements that allowed its emergence. In addition, a survey was conducted with the residents involved in this conflict, which aimed to capture their environmental perception, given its multifaceted character issues such as pollution and environment. It was possible to understand the conflict in a contextualized manner, inserted into a process of naturalization, denaturalization and re-naturalization of pollution experienced by the residents.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11159
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Desenvolvimento Sustentável e Extensão - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.