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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11160

Title: Marketing desde a pesquisa até a comercialização de tecnologias em universidades: um estudo multicaso
Other Titles: Marketing from research to commercialization of technologies in universities: a multicase study
???metadata.dc.creator???: Veroneze, Ricardo Braga
???metadata.dc.creator.Lattes???: http://lattes.cnpq.br/6893561432705214
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Zambalde, André Luiz
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Castro, Cleber Carvalho
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souki, Gustavo Quiroga
Keywords: Marketing – Administração
Inovação
Direitos autorais
Universidades e faculdades públicas – Tecnologia
Marketing – Management
Innovation
Copyright
Public universities and colleges – Technology
???metadata.dc.date.submitted???: 11-Mar-2016
Issue Date: 17-May-2016
???metadata.dc.description.sponsorship???: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Citation: VERONEZE, R. B. Marketing desde a pesquisa até a comercialização de tecnologias em universidades: um estudo multicaso. 2016. 217 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral deste trabalho foi investigar o papel que o marketing pode assumir desde a pesquisa até a comercialização de tecnologias geradas pelas universidades. Para tanto, propõe-se descrever as práticas de marketing de quatro universidades do estado de Minas Gerais (UFJF, UFLA, UFMG e UFV). Foi realizado um estudo multicaso de natureza qualitativa e exploratória, fundamentado em pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Ao tema, o estudo propõe um modelo conceitual de estudos (Framework) das estratégias de marketing em universidades federais. O trabalho está estruturado, na modalidade de artigos, dividindo-se em três partes. Na apresentação, é feita uma contextualização do tema, problemática, justificativas e objetivos geral e específicos da pesquisa. Além disso, há o referencial teórico e uma breve síntese dos resultados. No primeiro artigo, busca-se sistematizar os estudos sobre marketing e inovação em universidades de modo a identificar dimensões, estratégias e práticas por meio de uma revisão sistemática de literatura. Por sua vez, no segundo artigo, há a proposição de um modelo teórico (framework), para investigações sobre marketing, desde a pesquisa até a comercialização de tecnologias em universidades, fundamentada por uma orientação holística de marketing. Por fim, no terceiro artigo, procura-se investigar as ações de marketing realizadas pelas Universidades Federais de Minas Gerais, com base no framework proposto. Com a revisão sistemática, foi possível verificar que o marketing pode ser utilizado como um catalizador para o mercado, a sociedade e o governo. Considerando a proposta do modelo conceitual, foi possível investigar e avançar nos estudos de marketing no contexto das tecnologias geradas nas universidades. Empiricamente, as estratégias de comunicação de marketing mais utilizadas pelas universidades foram: marketing digital, participação em eventos e de publicidade. Assim, ao tema, sugerem-se novos estudos qualitativos e quantitativos no intuito de refinamento e melhorias no modelo conceitual (framework) proposto.
Abstract: The main objective of this paper was to investigate the role marketing can assume from research to the commercialization of technologies generated by universities. For this, we propose to describe the marketing practices of four universities of the state of Minas Gerais, Brazil (UFJF, UFLA, UFMG and UFV). A multicase study, of qualitative and exploratory nature, was conducted, based on bibliographic and document researches, and interviews with semistructured script. To the theme, the study proposes a conceptual study model (Framework) of the marketing strategies employed by the federal universities. The paper is structured in the form of articles, divided into three parts. In the presentation, we contextualize the theme, problematics, justifications and general and specific objectives of the research. In addition, we present a theoretical background and a brief summery of the results. In the first article, we seek to systemize the studies on marketing and innovation in universities, in order to identify the dimensions, strategies and practices by means of a systematic review of literature. In the second article, we propose a theoretical model (framework) for investigating the marketing from the research to the commercialization of the technologies in universities, based on a holistic approach of marketing. In the third article, we investigate the marketing actions performed by the universities, based on the proposed framework. By means of the systematic review, it was possible to verify that marketing can be used as a catalyst for market, society and government. With the proposal of the conceptual model, it was possible to investigate and advance with the studies of marketing in the context of the technologies generated by the universities. Empirically, the marketing communication strategies most used by the universities were: digital marketing, participation in events, and publicity. Thus, we suggest new qualitative and quantitative studies for refining and improving the proposed conceptual model (framework).
Description: Arquivo retido a pedido do autor até maio de 2017.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11160
Publisher: Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.language???: por
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