Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11237
metadata.artigo.dc.title: A configuração do espaço dos livros no interior da sala de aula
metadata.artigo.dc.title.alternative: The configuration of the books’ space within the classroom
metadata.artigo.dc.creator: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
metadata.artigo.dc.subject: Livros
Espaço físico
Cultura material escolar
metadata.artigo.dc.date.issued: 8-Jun-2016
metadata.artigo.dc.identifier.citation: GOULART, I. de C. V. A configuração do espaço dos livros no interior da sala de aula. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da informação, Campinas, v. 14, n. 2, 2016.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este texto assume por objetivo apresentar e compreender o modo como os livros estão dispostos em diferentes espaços físicos, no interior da sala de aula, e como são percebidos pelos docentes e discentes, regulamentando ações e atuações dos sujeitos. Para tanto, realiza-se uma pesquisa de campo, a partir da coleta de diferentes imagens dos ambientes escolares em que os livros estão expostos. A análise das imagens se embasa nas concepções teóricas sobre o “espaço” de Rodríguez, articulada à ideia de cultura escolar, na percepção de Vidal e de cultura material escolar de Viñao Frago e Escolano Benito. A reflexão embasa-se, ainda, na concepção de materialidade do livro e de representação, segundo Chartier. As observações das imagens sinalizam ações de propagação de um ambiente escolar de interação com o livro, caracterizadas ora pela mobilidade do espaço físico, ora determinadas pela necessidade da visibilidade e demarcação de um espaço estável, de modo a priorizar o acesso aos livros e o acomodamento do leitor.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This text assumes for present and understand how the books are arranged in different physical spaces, inside the classroom, and how are they perceived by teachers and students, by regulating actions and performances of the subjects. To this end, a field research, from the collection of different images of the school environments in which the books are exposed. The analysis of the images if the theoretical concepts behind about space to articulate the idea of Rodriguez, school culture, the perception of Vidal and school material culture of Viñao Frago and Escolano Benito. Upon reflection, in the design of materiality of the book and, according to Chartier. The observations of the images indicate actions of spreading a school environment of interaction with the book, characterized now by the mobility of physical space, now determined by the need for visibility and demarcation of a normal space, in order to prioritize access to the books and the taming of the reader.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11237
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:CEAD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_A configuração do espaço do livro no interior da sala de aula.pdf707,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons