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DAE – Bacharelado em Administração Pública (Monografias) >

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Título: Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionais
Autor(es): Romaniello, Marcelo Márcio
Campos, Renato Silvério
Assunto: Empreendedorismo público
Características organizacionais
Setor público
Data de publicação: 21-Jun-2016
Resumo: O empreendedorismo, durante muitos anos, esteve atrelado ao setor privado como uma característica inerente e exclusiva das organizações desta esfera. No entanto, nos últimos anos, especialmente após o advento do gerencialismo, a Administração Pública vem tentando introduzir uma série de métodos baseados no mercado para aprimorar o seu desempenho, entre estes, o empreendedorismo público. Definido em termos de tomada de decisão, inovação e proatividade, a literatura aponta o empreendedorismo público como um mecanismo incentivador para a adoção de novas ideias, para melhorar a alocação dos recursos resultando em serviços ofertados à população com mais qualidade e eficiência. Contudo, para que o empreendedorismo seja implementado nas instituições públicas se faz necessário que o ambiente organizacional favoreça essas ações. Desta forma, objetivou-se nesta pesquisa analisar qual a relação das características organizacionais sejam elas, estruturais, administrativas, culturais e ambientais com o empreendedorismo público e como elas podem influenciar a adoção de ações empreendedoras neste setor a partir da percepção dos servidores públicos. Para tanto, este estudo foi conduzido na Prefeitura Municipal de Lavras, Minas Gerais se classificando como uma pesquisa exploratório-descritiva, de natureza mista (quantitativa e qualitativa) na qual foi utilizada a triangulação metodológica através de questionário survey, entrevista semi-estruturada e a observação participante. Os resultados mostram que as características organizacionais influenciam sobremaneira na implementação do empreendedorismo público existindo relação positiva para a presença dos fatores hierarquia, formalidade, flexibilidade, autonomia, recompensas, especialização, accountability, multiplicidade de objetivos, a orientação para os resultados, a responsabilidade legal e a competição e relação negativa para a presença dos fatores participação e influência política.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11328
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