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Título: Greve de professores universitários ocorrida no ano de 2012: alguns reflexos gerados aos alunos de administração pública da Universidade Federal de Lavras
Autor(es): Pereira, Viviane Santos
Oliveira, Maria de Lourdes Souza
Assunto: Greve de 2012
Greve de professores
Reflexos a alunos
Reflexos a alunos
Universidade Federal de Lavras
Data de publicação: 21-Jun-2016
Resumo: A greve é um direito constitucional de suma importância para toda classe trabalhadora, no entanto, esta pode gerar sérias consequências às pessoas que dependem dos serviços prestados pelos grevistas, principalmente, quando se trata de greve no serviço público. Tendo em vista que a Universidade Federal de Lavras ficou paralisada por um vasto período de 124 dias por conta da greve de professores universitários ocorrida em 2012; neste trabalho, buscou-se identificar os reflexos gerados aos alunos do curso de Administração Pública que vivenciaram a mencionada greve. Para tanto, como embasamento teórico, foram abordados: o histórico do direito de greve, o direito de greve no serviço público, a legislação que regulamenta o direito de greve, os conceitos de sindicalismo e greve, o posicionamento do Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior, as perspectivas dos discentes a respeito da greve e a forma como ocorreu a paralisação na Universidade Federal de Lavras. A fim de satisfazer o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa descritiva, contando com um universo de pesquisa de 192 alunos e uma amostra de 81 discentes. Foi realizado um levantamento de campo e utilizou-se amostragem por acessibilidade. A respeito da coleta de dados, esta se deu através de aplicação de questionários. Depois de analisados os resultados, concluiu-se que a greve, no geral, foi prejudicial aos alunos, uma vez que estes julgaram ter havido os seguintes prejuízos: queda no aprendizado/rendimento durante a reposição da greve, ociosidade no período paralisado, redução das férias nos semestres posteriores à greve e demais prejuízos. Embora a greve tenha sido prejudicial, no geral, sob a percepção dos alunos, os mesmos julgaram não ter havido dificuldades em iniciar, continuar e concluir atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período paralisado.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11333
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