Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11371
Título : O livro que “abre caminhos”: entre experiências de leitura, representações e afetividade
Autor: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Palavras-chave: Livro
Leitor
Experiências de leitura
Book
Reader
Reading experiences
Publicador: Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem
Data da publicação: Jan-2012
Referência: GOULART, I. do C. V. O livro que “abre caminhos”: entre experiências de leitura, representações e afetividade. Encontros de Vista, Recife, v. 1, p. 1-15, jan./jun. 2012.
Resumo : Diante da constatação de que uma senhora conservava durante décadas seu material de leitura, o artigo propõe-se a compreender a relação e o vínculo que se estabelece entre o leitor e a leitura tendo por intermédio o livro. O texto constitui-se parte da pesquisa de Mestrado, realizada na FEUnicamp, vinculada ao grupo de pesquisa ALLE, intitulada O livro: objeto de estudo e de memória de leitura. O trabalho utiliza-se do relato da experiência de leitura e do material usado na escolarização como objeto de análise, na pretensão de apreender os sentidos atribuídos à leitura e ao objeto-livro no decorrer do tempo. Assim, utilizando excertos da entrevista e imagens da ação leitora sobre e com os livros de leitura, o trabalho destacará os movimentos de interação e afetividade que circundam o leitor e um material de leitura usado em sua escolarização. Para tanto, tem-se como aporte teórico os estudos de Chartier (1994, 1996, 1999) entre outros autores que trazem a materialidade do livro como desencadeadora de ações leitoras.
Abstract: Before the finding of a lady who kept her reading material over decades, this article aims to comprehend the relationship and the link that are established between the reader and the reading through the book. The text is part of a Master’s degree research, carried out at FE-Unicamp, bound to ALLE research group. The research was named The Book: object of study and memories of reading. It uses reports of reading experiences and the used material on schooling as objects of analysis, in order to learn the meanings attached to the reading and to the object-book, over the time. So, using excerpts of interviews and images of the action on reader and reading books, the work highlights the movements of interaction and affection that surround the reader and a reading material used in their schooling. Moreover, the theorical base was Chartier`s (1994, 1996, 1999) studies among other authors that show the book materiality as a trigger to reading actions.
URI: http://www.encontrosdevista.com.br/Artigos/artigo_7_10.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11371
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.