Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.date.accessioned2016-07-20T17:35:16Z-
dc.date.available2016-07-20T17:35:16Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V. Entre o espaço de ensino e a formação docente: práticas de leitura e escrita. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 18, n. 2, p. 211-222, maio/ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2030/1767pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11385-
dc.description.abstractThis study is based on observations and analyses of different visual materials, written or developed, used in the first grades of elementary school in both state and private municipal schools. Assuming that teaching is a profession that requires the learning and applying of specific knowledge, it is possible to discuss how the development of teacher knowledge occurs. Therefore, to understand and analyze the chosen reading and writing activities used to help literacy, the research investigated some of the everyday activities carried out by educational activities to identify and establish the physical setting of the “literacy environment”pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista de Educação PUC-Campinaspt_BR
dc.subjectEspaço de ensinopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPráticas de leitura e escritapt_BR
dc.subjectTeaching environmentpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectLiteracy practicespt_BR
dc.titleEntre o espaço de ensino e a formação docente: práticas de leitura e escritapt_BR
dc.title.alternativeBetween the physical setting and teacher education: reading and writing practicespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoCom o propósito de compreender e analisar as práticas de leitura e escrita eleitas como prioridade no auxílio à alfabetização, este trabalho apresentará algumas atividades cotidianas que acompanham ações pedagógicas, as quais propiciam a identificação e denominação de um dado espaço físico como ambiente alfabetizador. Diante disso, esta pesquisa se constrói a partir da observação e análise de imagens selecionadas de diferentes materiais gráficos, escritos ou confeccionados, presentes nas salas de aula de séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais, estaduais e particulares. Partindo do pressuposto de que a docência como profissão demanda uma aprendizagem de conhecimentos específicos, contíguos a sua articulação e aplicabilidade, é possível questionar como se procede à formação de saberes dos professores, nas séries iniciais, em relação à constituição de um espaço de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.