Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11409

Título: Tradução e tradição em documentos curriculares da formação do professor de Língua Estrangeira
Autor(es): Dallapicula, Catarina
Assunto: Professores - Formação
Língua estrangeira - Plano de curso
Estudos culturais
Teachers - Training
Foreign Language - Course plan
Cultural studies
Publicador: Universidade Federal do Espírito Santo
Data de publicação: Jul-2013
Referência: DALLAPICULA, C. Tradução e tradição em documentos curriculares da formação do professor de Língua Estrangeira. Revista Pró-Discente, Vitória, v. 19, n. 2, p. 72-83, jul./dez. 2013.
Resumo: Utilizando Stuart Hall (1996 e 2006) como interlocutor, o projeto de pesquisa, origem deste texto, propôs a leitura dos planos de curso das disciplinas ligadas ao ensino de língua estrangeira da graduação em Letras Português/Inglês de uma IES em busca de marcadores culturais ligados a posturas de tradução e tradição. Elaboramos uma pesquisa qualitativa documental descritiva (via análise normativa do discurso) embasada nas obras de Stuart Hall (1996, 2003, 2006 e 2009) e outros autores. A leitura dos documentos foi dividida em quatro etapas: leitura exploratória, leitura seletiva, leitura analítica, e leitura interpretativa. Observamos, assim, que a tradução aparenta ter maior influência no currículo prescrito (representado pelos planos de curso) dessa graduação em Letras Português/Inglês, ainda que traços de tradição se façam presentes na defesa de marcadores culturais, principalmente na pronúncia “adequada” do idioma estrangeiro.
URI: http://periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/8757/6170
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11409
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback