Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11409

Title: Tradução e tradição em documentos curriculares da formação do professor de Língua Estrangeira
???metadata.dc.creator???: Dallapicula, Catarina
Keywords: Professores - Formação
Língua estrangeira - Plano de curso
Estudos culturais
Teachers - Training
Foreign Language - Course plan
Cultural studies
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Issue Date: Jul-2013
Citation: DALLAPICULA, C. Tradução e tradição em documentos curriculares da formação do professor de Língua Estrangeira. Revista Pró-Discente, Vitória, v. 19, n. 2, p. 72-83, jul./dez. 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Utilizando Stuart Hall (1996 e 2006) como interlocutor, o projeto de pesquisa, origem deste texto, propôs a leitura dos planos de curso das disciplinas ligadas ao ensino de língua estrangeira da graduação em Letras Português/Inglês de uma IES em busca de marcadores culturais ligados a posturas de tradução e tradição. Elaboramos uma pesquisa qualitativa documental descritiva (via análise normativa do discurso) embasada nas obras de Stuart Hall (1996, 2003, 2006 e 2009) e outros autores. A leitura dos documentos foi dividida em quatro etapas: leitura exploratória, leitura seletiva, leitura analítica, e leitura interpretativa. Observamos, assim, que a tradução aparenta ter maior influência no currículo prescrito (representado pelos planos de curso) dessa graduação em Letras Português/Inglês, ainda que traços de tradição se façam presentes na defesa de marcadores culturais, principalmente na pronúncia “adequada” do idioma estrangeiro.
URI: http://periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/8757/6170
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11409
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback