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dc.creatorCosta, Júlio Resende-
dc.creatorVallin, Celso-
dc.date.accessioned2016-07-22T19:52:43Z-
dc.date.available2016-07-22T19:52:43Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.citationCOSTA, J. R.; VALLIN, C. Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica. Interscience Place, Campos dos Goytacazes, v. 1, n. 28, p. 160-171, jan./mar. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11420-
dc.description.abstractThis article aims to present briefly some principles that underlie teaching in distance education. The media increasingly sophisticated and interactive, the evolution and development of Information Technologies and Communication as well as the emergence of virtual learning environments are not sufficient to produce knowledge for themselves. In this complex context that the figure of the "teacher collective", the multiple teaching and mediation training. Freire's assumptions, the dialogical and the establishment of challenges that take the student to further discussion should underpin the practice of a teacher who works in this type of education. By doing the mediation, the teacher humanizes virtual interactions and helps the student to establish more complex relationships between information and knowledge. In this sense, mediate also means interacting with the student, with the groups and with the object to be known. With appropriate interventions, the teacher contributes to building a more reflective learner on knowledge. The pedagogical mediation encourages the student to connect theory and practice and application of knowledge in real situations.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiropt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceInterscience Placept_BR
dc.subjectDocência na EADpt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagem autônomapt_BR
dc.subjectTeaching in Distance Educationpt_BR
dc.subjectPedagogycal mediationpt_BR
dc.subjectAutonomous learningpt_BR
dc.titlePressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeTheoretical assumptions for teaching in distance: preliminary thoughts about pedagogical mediationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar de forma sucinta alguns princípios que fundamentam a docência na educação a distância. As mídias cada vez mais sofisticadas e interativas, a evolução e o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como o surgimento dos ambientes virtuais de aprendizagem não são suficientes para produzir conhecimento por si mesmos. É nesse complexo contexto que surge a figura do “professor coletivo”, a polidocência e a mediação pedagógica. Os pressupostos freirianos, a dialogicidade e o estabelecimento de desafios que levem o aluno a reflexões mais aprofundadas devem alicerçar a prática de um professor que atua nessa modalidade de ensino. Ao fazer a mediação pedagógica, o docente humaniza as interações virtuais e contribui para que o aluno estabeleça relações mais complexas entre as informações e o conhecimento. Nesse sentido, mediar significa, também, interagir com o aluno, com os grupos e com o objeto a ser conhecido. Com intervenções adequadas, o professor colabora para a construção de uma postura mais reflexiva do aluno diante do saber. A mediação pedagógica favorece ao aluno estabelecer ligação entre teoria e prática e aplicação do saber em situações reais.pt_BR
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