Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11424

Title: Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal
Other Titles: The application and use of digital technologies by higher education teachers in Brazil and Portugal
???metadata.dc.creator???: Silva, Bento Duarte da
Araújo, Alexandra
Vendramini, Claudette Maria
Martins, Ronei Ximenes
Piovezan, Nayane Martoni
Prates, Eli
Dias, Anelise Silva
Almeida, Leandro
Joly, Maria Cristina
Keywords: Tecnologias digitais
Competência pedagógica
Ensino superior
Formação de professores
Digital technologies
Teaching competency
Higher Education
Teacher training
Publisher: Associação Portuguesa de Telemática Educativa
Issue Date: Jan-2014
Citation: SILVA, B. D. da et al. Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal. Educação, Formação e Tecnologias, Lisboa, v. 7, n. 1, p. 3-18, jan./jun. 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: No quadro de uma investigação sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universitários do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas competências e níveis de utilização de tais recursos. Os participantes são na sua maioria do sexo feminino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o doutoramento, sendo a maior parte da área de Humanidades e Ciências Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de docência entre seis meses e 39 anos. Os resultados sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas nos dois países foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, powerpoint, PDF, telemóvel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multimídia. Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital, identificou-se uma competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da competência digital dos docentes universitários dos países investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais.
Abstract: This study is part of a wider research project about higher education teachers’ achievement with digital technologies in their teaching activities, in Brazil and Portugal, and examines teachers’ skills and frequency in using these resources. Participants are mostly women, with a Master’s degree or a PhD, and from the field of humanities and social sciences. With an age range between 22 and 73 years, and teaching experience from six months to 39 years. Results suggest that the most used digital technologies in both countries are the computer, applications such as text editors, web browsers, power point, PDF, the mobile phone, virtual learning environments, and the multimedia projector. Regarding specifically the use of the internet, most teachers report that they access the internet on a daily basis to check/ log in their email, to search for news, and to create new documents. Concerning teachers’ digital literacy, higher levels of proficiency were found for an instrumental use of technologies when compared to the use for teaching. Based on these results, it is important to acknowledge similarities between teachers from both countries, which suggest the need to develop training programs for teaching with digital technologies.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11424
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO_Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal.pdf295.86 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback