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Title: Educação a distância é para todos? Um estudo exploratório sobre possíveis preditores do sucesso acadêmico
Other Titles: Is distance education right for everyone? A study on potential predictors of the academic achievement
???metadata.dc.creator???: Martins, Ronei Ximenes
Hokari, Alberto
Keywords: Tecnologia educacional
Avaliação escolar
Perfil do estudante
Cursos online
Sucesso acadêmico
Educational technology
Academic achievement
Student profile
Online courses
Academic success
Publisher: Sociedade Brasileira de Computação
Issue Date: 2014
Citation: MARTINS, R. X.; HOKARI, A. Educação a distância é para todos? Um estudo exploratório sobre possíveis preditores do sucesso acadêmico. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 46-58, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, parte integrante de uma pesquisa destinada a identificar possíveis preditores do bom desempenho do estudante na Educação a Distância, objetivou explorar relações entre o desempenho acadêmico, determinadas características socioeconômicas e o domínio de utilização das tecnologias de informação e comunicação de matriculados em cursos a distância ofertados por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil. Participaram 288 ingressantes em dois cursos de especialização de uma universidade pública federal de Minas Gerais, todos professores da educação básica (8,7% educação infantil; 59,4% ensino fundamental; 26,7% ensino médio; 5,2% não declararam). A idade variou entre 23 e 60 anos, 52,1% com até 34 anos e 78,5% mulheres. Foram organizados grupos contrastantes, o primeiro formado por concluintes do módulo inicial de 180 horas (N=188) e outro por estudantes retidos em disciplinas e desligados dos cursos (N=100). Os dados utilizados foram obtidos com a Escala de Desempenho em Tecnologias de Informação e Comunicação (EDTEC), os escores de desempenho acadêmico obtidos no sistema de controle acadêmico da instituição, bem como dados socioeconômicos de um questionário informatizado aplicado na matrícula. Os resultados indicaram que o gênero não teve efeito sobre o desempenho acadêmico dos estudantes enquanto que a idade e a renda mensal diferenciam desempenhos. Também apontaram um possível vínculo entre a performance no uso dos recursos tecnológicos e o desempenho acadêmico dos estudantes, representado pelo desempenho acadêmico médio das disciplinas cursadas. A predição mais expressiva em relação ao desempenho em tecnologias foi para o grupo de estudantes que ficaram retidos e foram desligados dos cursos (β=0,48).
Abstract: In this study, part of a research to identify possible predictors of academic performance in distance education, aimed to explore the link between academic performance, certain social characteristics and skills with information and communication technology of students enrolled in specialization courses offered by the Universidade Aberta do Brasil System. 288 students of specialization courses from a Public University in Minas Gerais state, all basic education teachers (8.7% early childhood education; 59.4% elementary school; 26.7% high school; 5,2% didn’t declare) took part in this survey. The age ranged from 23 to 60 years old, which 52.1% up to 34 years old and 78.5% women. Contrasting groups were assembled, one with course’s initial module graduates (N=188) and the other by students with poor academic performance and received lower grades (N=100). It was used the following materials, computerized test “Escala de Desempenho em Tecnologias de Informação e Comunicação (EDTEC)”, average academic scores obtained by the evaluation method established in the pedagogical project and extracted from the Institution academic control system, as well as the social data was obtained using a computerized questionnaire. The results indicate the gender has no effect on academic performance, but the age and the monthly incoming seems to impact it. Also, a possible link between technology resources use skill and the student’s academic performance on the overall average score on the disciplines taken was showed. The prediction method related to technology performance was more expressive in the students’ group with poor academic performances (β=0,48).
URI: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2412/2727
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11425
???metadata.dc.language???: pt_BR
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