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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJoly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo-
dc.creatorSilva, Maria Aparecida Avelino-
dc.creatorDias, Anelise Silva-
dc.creatorMartins, Ronei Ximenes-
dc.date.accessioned2016-07-22T20:15:31Z-
dc.date.available2016-07-22T20:15:31Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.citationJOLY, M. C. R. A. et al. Uma análise da produção científica brasileira sobre educação à distância. Horizontes, Itatiba, v. 32, n. 2, p. 131-147, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11426-
dc.description.abstractDifferent studies, guided by different theoretical approaches, seek to understand the specifics of Distance Learning (EAD) and its applications. Thus, it is necessary to revise Brazilian articles on the subject seeking to know what we know and point out the gaps in the area. This study analyzes Brazilian scientific articles related to EAD in the period from 2000 to 2009 in the BVS-Psi and Scielo. databases It was considered the keyword "Distance Education" and presence of an abstract for the selected article. We analyzed 306 abstracts resulting from the initial search and only 82 of these referred to the object of this research area and / or possessed abstracts for analysis. The analyzed articles were from 46 scientific journals, being the journal Education and Research, with Qualis A1, the one who showed the highest number of publications (N = 7). Most studies were from multiple authors (70.7%) and female authors (62%), being the years 2006 and 2007 with the largest number of publications in the area. Regarding the type of article, there was equivalence between the amount of productions of theoretical paper and of research studies, with the ones in the Education area being predominant. It was concluded that, as an area in constant expansion, it is necessary a greater incentive to studies on the subject as well as tightening of magazines with regard to quality of the published abstracts, given the lack of fundamental information and standardization thereof.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade São Franciscopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceHorizontespt_BR
dc.subjectAprendizagem virtualpt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectCientometriapt_BR
dc.subjectVirtual learningpt_BR
dc.subjectScientific productionpt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.subjectScientometricspt_BR
dc.titleAnálise da produção científica de artigos brasileiros sobre EADpt_BR
dc.title.alternativeScientific production analisys of EAD brazilian articlespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoDiferentes estudos, orientados por abordagens teóricas distintas, buscam compreender as especificidades da Educação a Distância (EAD) e suas aplicações. Assim, faz-se necessário proceder à revisão de artigos brasileiros acerca do tema buscando conhecer o que se sabe e apontar as lacunas existentes na área. Este estudo visou analisar os artigos científicos brasileiros referentes à EAD no período de 2000 a 2009 presentes nas bases de dados BVS-Psi e Scielo. Considerou-se a palavra-chave Educação a Distância e a presença de resumo para o artigo selecionado. Analisaram-se 306 resumos resultantes da busca inicial e apenas 82 destes referiam-se à área objeto dessa investigação e/ou possuíam resumo para análise. Os artigos analisados eram oriundos de 46 revistas científicas, sendo que a revista Educação e Pesquisa, com Qualis A1, foi a que apresentou maior número de publicações (N=7). A maioria dos estudos realizados foi de autoria múltipla (70,7%) e feminina (62%), sendo os anos de 2006 e 2007 de maior número de publicações na área. Quanto ao tipo de artigo, houve equivalência entre a quantidade de produções de artigo teórico e de pesquisa, sendo predominantes os estudos na área da Educação. Concluiu-se que, por ser uma área em constante expansão, faz-se necessário um incentivo maior aos estudos sobre o tema bem como maior rigor das revistas no que se refere à qualidade dos resumos publicados, dada a falta de informações fundamentais e de normatização dos mesmos.pt_BR
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