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dc.creatorAlvarenga, Carolina Faria-
dc.creatorVianna, Cláudia Pereira-
dc.date.accessioned2016-07-25T17:53:49Z-
dc.date.available2016-07-25T17:53:49Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.citationALVARENGA, C. F.; VIANNA, C. P. Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso tempo no trabalho docente. Laboreal, Porto, v. 8, n. 1, p. 11-27, jul. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11429-
dc.description.abstractThe concept of gender is responsible for questioning what it means to be a woman and a man in different historical contexts. The concept of sexual division of labor makes it possible to examine how this division creates a female labor force, considered as cheap manpower for certain types of tasks, and how it produces unequal, hierarchical and asymmetrical exploitation and oppression relations. Accordingly, we propose a link between the concepts of gender and sexual division of labor to understand the use of time in teaching. Based on qualitative empirical research, developed with male and female teachers from a school in São Paulo, between 2006 and 2007, we emphasized the gendered nature of the teaching activity, but we question the dichotomy between greater economic working time for men and greater working time for social reproduction for women, found in the analysis of other professions.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Portopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceLaborealpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectDivisão sexual do trabalhopt_BR
dc.subjectTempos de trabalho docentept_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectSexual division of laborpt_BR
dc.subjectTeaching working timept_BR
dc.titleRelações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docentept_BR
dc.title.alternativeSocial relations of gender and sexual division of labor: challenges to understanding the use of time in teachingpt_BR
dc.title.alternativeLas relaciones sociales de género y la división sexual del trabajo: desafíos para la comprensión del uso del tiempo trabajo docentept_BR
dc.title.alternativeRapports sociaux de genre et division sexuelle du travail: défis pour la compréhension de l'utilisation du temps dans le travail enseignantpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAo conceito de gênero cabe a tarefa de problematizar os significados do que é ser mulher e homem nos distintos contextos históricos. O conceito de divisão sexual do trabalho possibilita examinar como essa divisão cria uma força de trabalho feminina, vista como mão de obra barata para certos tipos de afazeres, e como produz relações desiguais, hierarquizadas e assimétricas de exploração e opressão. Nesse sentido, propomos a articulação entre os conceitos de gênero e de divisão sexual do trabalho para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente. Com base em pesquisa empírica de caráter qualitativo, desenvolvida com professoras e professores de uma escola de São Paulo entre 2006 e 2007, enfatizamos o caráter sexuado do trabalho docente, mas questionamos a dicotomia entre tempos de trabalho econômico maiores para os homens e tempos de trabalho para a reprodução social maiores para as mulheres, constatada na análise de outras profissões.pt_BR
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