Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11432

Título: “Tomboy”: cinema homossexual e relações de gênero na formação inicial discente
Autor(es): Paulino, Alessandro Garcia
Ribeiro, Cláudia Maria
Assunto: Cinema - Relações de gênero
Cinema - Homossexualidade
Professores - Formação
Cinema - Gender relations
Cinema - Homosexuality
Teachers - Training of
Publicador: Universidade Federal do Rio Grande
Data de publicação: Jan-2014
Referência: PAULINO, A. G.; RIBEIRO, C. M. “Tomboy”: cinema homossexual e relações de gênero na formação inicial discente. Momento – Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 23, n. 1, p. 11-34, jan./jun. 2014.
Resumo: O artigo tem como panorama a formação inicial de professores/as nas temáticas das relações de gênero, sexualidades e cinema. Constitui um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Cinema, Gênero e Sexualidades na formação inicial de professores e professoras. Para captar os enunciados dos discentes participantes da pesquisa utilizou-se a “Coleta Fílmica” e a metodologia do Grupo Focal (GF) que constitui um instrumento de pesquisa qualitativa. Foi utilizado o filme “Tomboy” (2011) cujas temáticas centrais abordaram as infâncias, as relações de gênero e as sexualidades. Para os/as participantes do Grupo Focal, foram propostas reuniões de modo a realizar discussões levando em consideração seus saberes a respeito destas temáticas e a partir do filme assistido. O material empírico advindo desses procedimentos de pesquisa foi articulado com as teorizações pós-estruturalistas e os estudos foucaultianos, buscando operar com o desafio de realizar este trabalho através dessas perspectivas. Notou-se que os/as discentes participantes anseiam pelas problematizações nas temáticas das relações de gênero e das sexualidades e de que há um chamamento urgente de intervenção por parte da Universidade para ampliar as possibilidades de um contínuo processo de formação. Por fim, o cinema possibilitou ampliar as discussões levando em consideração a educação para as imagens no processo de subjetivação dos/as participantes.
Abstract: The article is to overview the initial training of teachers in issues of gender relations, sexuality and cinema. It is part of a research masters entitled Cinema, Gender and Sexualities in initial teacher training. To capture the utterances of the students participating in the survey used the "Collecting Filmic" and methodology of Focus Group (FG) which is a tool for qualitative research. We used the movie "Tomboy "(2011) whose central themes addressed childhoods, gender relations and sexualities. For participants of the Focus Group meetings were proposed in order to hold discussions taking into consideration their knowledge about these topics and from watching the film. The empirical research arising from these procedures was articulated with the poststructuralist theories and Foucault studies, seeking work with the challenge of doing this work through these perspectives. It was noted that students participating yearn for contextualizing the themes of gender relations and sexuality and that there is a call for urgent action by the University to expand the possibilities of a continuous process of education. Finally, the film allowed broaden discussions considering education for the images in the process of subjectivities to the participants.
URI: https://www.seer.furg.br/momento/article/view/4684/3100
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11432
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback